O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (SindJoRS), pensando em tornar transparente seu processo para a próxima eleição, convoca a sua categoria, jornalistas quites com a tesouraria, para participar da Assembleia Geral Extraordinária, com pauta única, a ser realizada no dia 30 de novembro de 2024, sábado, com primeira chamada, às 9h30min, e segunda e última chamada, às 10h, por meio da plataforma digital Google Meet, para aprovação do Regimento Interno das Eleições Sindicais. Para participar é necessário solicitar o link de acesso para a sala virtual no endereço eletrônico: secretaria@jornalistas-rs.org.br.

 

Segundo o estatuto da entidade, cabe a diretoria atual encaminhar o processo eleitoral para os cargos diretivos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul, do Conselho Fiscal e da Comissão Ética de forma a obedecer os princípios da democracia sindical. O regimento interno eleitoral é o conjunto de normas e regras que servem como parâmetro para que a comissão eleitoral, escolhida em assembleia, tenha como fazer com que o pleito ocorra dentro dos princípios da legalidade e da isonomia. É esse documento que determina prazos, quem poderá concorrer e participar do processo, como será a inscrição das chapas, as impugnações, o processo de votação, a apuração e os recursos.

 

O movimento sindical, desde a reforma de 2017, tem demonstrado diminuição na participação de quadros engajados na transformação coletiva e diminuição considerável na sua receita já que uma das formas de recebimento atual, a cota de solidariedade, apresenta massiva oposição da categoria para não participar de forma financeira para o fortalecimento da entidade. Essa é uma dura realidade e precisamos modificar a nossa estrutura para realizar a verdadeira adaptação e manter o SindJoRS, que resiste há 82 anos, vivo e atuante. Não podemos mais permanecer com diretorias por imposição estatutária enormes sem efetiva participação. Por isso, conclamamos todas e todos para fazer parte dessa assembleia histórica e necessária.

 

Clique AQUI para consultar o edital publicado no jornal Zero Hora.

 

Texto e arte: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS