Com a participação de representantes de trabalhadores, empregadores e governos de 187 Estados membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acontecerá até 16 de junho a 111ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, na Suíça. A conferência está sendo realizada totalmente de forma presencial pela primeira vez desde 2019. O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) está cobrindo a Conferência por meio da sua diretora Mônica Cabanas.

 

Na abertura da Conferência, nesta segunda-feira, 5, o diretor-geral da Organização Gilbert F. Houngbo ressaltou que “a quarta revolução industrial que promete uma transformação radical dos métodos de produção, as convulsões demográficas e a necessidade imperiosa de descarbonizar a economia são oportunidades para um futuro melhor para todos nós. Mas, ao mesmo tempo, 4 bilhões de nossos concidadãos não têm proteção social e 214 milhões de trabalhadores ganham menos do que a linha da pobreza. E como podemos explicar o fato de as mulheres ganharem em média 20% menos que seus colegas do sexo masculino?”.

 

Durante o período da Conferência as delegadas e delegados debaterão os seguintes temas: aprendizagem de qualidade, proteção social, transição justa com foco a uma economia e sociedade ambientalmente sustentável para todos, proposta de Convenção e Recomendação para inclusão de trabalho seguro e saudável no quadro dos direitos fundamentais no trabalho da OIT, conquista da igualdade entre mulheres e homens no trabalho.

 

Será realizada também na Conferência, nos dias 14 e 15 de junho, a Cúpula do Mundo do Trabalho que tem como tema central “Justiça Social para Todos”. Esta Cúpula incluirá palestras e painéis de discussão reunindo chefes de Estado e de Governo, o diretor-geral da OIT e representantes de alto nível das Nações Unidas, outras organizações internacionais e organizações de empregadores e trabalhadores.

 

A OIT se caracteriza por ser a única organização das Nações Unidas que trabalha em um modelo tripartite. Desta forma, todas as suas discussões e atividades, os trabalhadores, empregadores e governos têm os mesmos direitos de voto o que se configura em um diálogo social amplo em busca de normas de trabalho, políticas e programas que contenham a opinião de todos os interlocutores sociais diretamente vinculados ao mundo do trabalho.

 

A delegação brasileira na CIT está composta por representantes dos trabalhadores, governo e empregadores entre eles, Antônio Lisboa, Secretário de Relações Internacionais da CUT e vice-presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), Clair Ruppert, assessora internacional da CUT, e os ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Silvio de Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania, além de Tovar da Silva Nunes, embaixador da Missão Permanente do Brasil em Genebra, entre outros representantes.

 

Texto e fotografias: Mônica Cabanas / Diretoria SindJoRS