Nesta segunda-feira (23), o  Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors) completa 77 anos de uma trajetória imprescindível na defesa dos trabalhadores no Jornalismo. A  atual diretoria, empossada no dia 1º de agosto último, salienta que é com muito orgulho que faz o registro dessa história de compromisso com a liberdade de expressão, que norteia as relações em sociedade nas democracias.

 

O Sindjors também reverencia  os pioneiros de 1942 e todos os colegas que, ao longo desses anos, dedicaram-se à solidária missão de priorizar o coletivo da categoria na insubstituível  função  social de produzir um Jornalismo ético e plural,  que não admite retrocessos civilizatórios, nos quais vicejam as barbáries. Por isso, celebra esta data comprometida em honrar os Jornalistas, que sempre promoveram a resistência responsável que, nos dias atuais, é ainda mais fundamental.

 

A história destes 77 anos, nas vozes gravadas e publicadas dos antigos dirigentes, também, revela a forte atuação do Sindjors no enfrentamento ao cruel momento da ditadura militar, ao servir de abrigo e proteção àqueles que eram perseguidos. Como, também, é motivador o registro, por muitos anos, da atuação trabalhista agregada à defesa dos direitos humanos da população  porto-alegrense, e, ainda, foi grande incentivador da criação de cursos de formação universitária para o exercício da profissão de Jornalista.

 

Para a presidenta Vera Daisy Barcellos, “nossa missão, agora, num cenário que afronta sensivelmente a liberdade de imprensa, a verdade da informação e os direitos humanos,  cabe elevar o espírito de luta daqueles que nos antecederam, para que nos incentivem a transformar nossa atuação sindical e se somem ao verbo reinventar as ações e propósitos e, por igual,  aglutinar, cada vez mais, a categoria”.

 

Fonte: Imprensa/Sindjors