Nesta quarta-feira, dia 04 de dezembro, a Frente dos Sindicatos Integrados em Defesa das Profissões, recém criada, realiza um Ato Público para protestar contra a Medida Provisória 905/2019, que instituiu o Programa Verde Amarelo do governo federal.

 

Com o Ato, a Frente dos Sindicatos pretende alertar a sociedade para as consequências da MP, com a precarização de profissões de grande função social, atingidas sob a falsa alegação de criação de empregos para jovens entre 18 e 29 anos de idade.

 

Integrada por seis sindicatos e duas associações, a Frente chama a atenção para o prejuízo da revogação do registro que atinge jornalistas, radialistas, sociólogos, secretários, publicitários, arquivistas, artistas, atuários e guardadores e lavadores de veículos.

 

Na ocasião, será lançado um manifesto, que alerta para o fato de que a desregulamentação de atividades, acabando com a exigência de formação específica e registro profissional, não é o caminho para a geração de empregos.

 

Ao mesmo tempo, a colocação de pessoas sem habilitação para tarefas complexas de difusão, manuseio de informações e conhecimentos, ferindo princípios éticos, traz prejuízos e riscos sociais imediatos, de médio e longo prazos.

 

Participam da Frente os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), dos Radialistas do RS, dos Publicitários (Sinpaptep-RS), dos Sóciologos do RS (SIN), dos Secretários e Secretárias (Sesergs), dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sinditest/RS), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Arquivistas (AARS).

 

O que: ATO PÚBLICO EM DEFESA DAS PROFISSÕES

Quando: Quarta-feira, dia 04 de dezembro de 2019

Onde: ESQUINA DEMOCRÁTICA – Centro de Porto Alegre

Horário: Das 12h às 13h

 

Fonte: Rosa Pitsch/Imprensa Sindjors