O 4 de dezembro foi marcado pela mobilização dos trabalhadores, no Dia Nacional de Luta em defesa das profissões e contra a Medida Provisória 905. Em Porto Alegre, trabalhadores de diversos segmentos e a Frente de Sindicatos Integrados ocuparam a Esquina Democrática, para a encenação do enterro das profissões atingidas pela revogação do registro profissional.

 

Muita gente vestida de preto, um caixão, coroas de flores e a interpretação da Marcha Fúnebre formaram o cenário para os trabalhadores dialogarem com a sociedade e a população, diante da precarização prevista desde a apresentação da MP 905/2019 do Governo Federal. Os participantes distribuíram um manifesto alertando para o fato de que a desregulamentação de atividades, acabando com a exigência de formação específica e registro profissional, não é o caminho para a geração de empregos.

 

O ato foi convocado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas Profissionais de todo o país, desde a entrada em vigor da MP 905. Além de atividades externas, do dia de mobilização e da campanha virtual, a FENAJ e os sindicatos filiados estão no Congresso Federal para articular, politicamente, a derrubada da MP.

 

A Frente é integrada pelos sindicatos dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), dos Radialistas do RS, dos Publicitários (Sinpaptep-RS), dos Sociólogos do RS (SIN), dos Secretários e Secretárias (Sesergs), dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sinditest/RS), mais a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Arquivistas (AARS). Também participaram da atividade representantes das centrais Única dos Trabalhadores (CUT) e dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

 

O evento contou com o apoio do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e com as participações de destaque das artistas Isabela Lacerda, cantora e artista plástica, a instrumentista Karina Sieben, que tocou piston, Aline Ribeiro e Jéssica Ullman, de Novo Hamburgo – com encenações teatrais.

 

Demonstre seu apoio e fortaleça a luta dos trabalhadores utilizando as hashtags:

#DiaNacionalDeLutaContraMP905
#JornalistasContraMP905
#TodosContraMP905

 

Leia o manifesto, que foi distribuído durante a manifestação, clicando aqui.

 

Acompanhe a transmissão desta atividade no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/redesoberania/videos/2283666081738478/

 

Galeria de imagens (Fotografias e vídeo: Claudio Fachel/Imprensa Sindjors):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Momento em que inicia o ato contra a MP 905/2019 na esquina democrática, em Porto Alegre/RS:

Fonte: Sindjors