No próximo dia 23 de setembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors comemora 78 anos de existência, em meio ao enfrentamento da Covid-19, de uma grave crise econômica, agravamento da situação política, alto índice de desemprego e a exigência de um novo exercício sindical.

 

O mercado gaúcho do jornalismo perde espaços significativos. Grupos demitem jornalistas, por enxugamento ou falta de alinhamento político. Há alguns anos a categoria não tem aumento real de salário. Com o desemprego, diminui o número de profissionais sindicalizados e isso enfraquece a força de negociação dos sindicatos em geral. A luta é exigente, tem que ser persistente e corajosa. Os desafios são muitos. Apesar do cenário desolador, ainda há o que comemorar, como os direitos conquistados, ao longo destes 78 anos, e que a entidade vem conseguindo manter, com muita determinação e dedicação.

 

Neste ano, o principal desafio foi tentar proteger e garantir, ao máximo, o emprego. Negociações com os sindicatos patronais foram feitas e assinadas convenções coletivas de trabalho, diante das medidas provisórias do Governo Federal. O Sindicato reconhece que é preciso fazer mais. A cada nova semana, o Sindjors tem recebido novos sindicalizados, que entendem a necessidade de união para que a força de reivindicação seja forte. A urgente meta é intensificar a sindicalização entre os jovens jornalistas, faixa etária ainda distante da entidade e, também, ampliar o processo de interiorização para estreitar o diálogo com a categoria.

 

Por todas estas razões, às 19 horas do dia 23, quarta-feira, o Sindjors promove o Sarau de Ideias, de forma online, para marcar mais um aniversário com significativa resistência e ouvir os profissionais, principalmente, aqueles que atuam no Interior do estado. A região Sul, especialmente Rio Grande e Pelotas, é a anfitriã virtual deste encontro de ideias, opiniões, bate-papo e música.

 

O evento acontecerá via plataforma GoogleMeet e será transmitido, em tempo real, na página do sindicato, no Facebook (facebook.com/sindicato.jornalistas). Assim, todos terão a oportunidade de participar, por meio de mensagens no chat.

 

Além do evento online, integram as comemorações de aniversário, as eleições para Delegadas/os sindicais e regionais do Sindjors 2020, que se realizam, também, virtualmente, na quarta-feira, dia 23, das 8 às 20 horas. Para esta votação, o/a jornalista não precisa ser sindicalizado/a.

 

Fonte: Carla Seabra/Imprensa Sindjors