Aconteceu nesta quarta-feira, 15 de maio, pela manhã, a reunião nacional de comunicação, com a participação do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS e da Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj, para tratar de diferentes ações, iniciativas de solidariedade e união para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Estavam presentes representantes da comunicação dos movimentos, partidos, sindicatos e da mídia popular. Na pauta: o debate sobre desafios da comunicação no contexto do Rio Grande do Sul; iniciativas de comunicação que reforcem as ações de solidariedade e iniciativas de combate às fake news.

 

Na ocasião, foi explicado que a sede da entidade está de portas fechadas porque fica no Centro Histórico de Porto Alegre, e a entrada do prédio foi inundada. Infelizmente, sem previsão para reabrir para atendimento ao público mas, mesmo assim, o Sindicato procura encontrar alternativas para as e os colegas que estão cobrindo essa tragédia climática sem opção de um espaço de acolhimento e de apoio para exercer sua atividade profissional. A intenção, assim que possível, é poder oferecer o próprio espaço físico para ser utilizado pelas e pelos colegas jornalistas.

 

Diante de questionamentos que a Fenaj recebeu e repassou ao SindJoRS, foi deliberado, em comum acordo, a criação de um espaço de JORNALISTAS para que a categoria que esteja aqui no estado e que não tenha o apoio institucional de sua empresa ou das iniciativas governamentais, tenha condições de produzir suas matérias, ter espaço para aguardar entre uma pauta ou outra e poder, inclusive, conhecer as ações independentes que ocorrem atualmente produzidas pelos movimentos sociais e pela sociedade civil organizada. Também terão a oportunidade de trocar ideias e conhecer a imprensa independente gaúcha. A primeira entidade que colocou seu espaço à disposição da categoria de jornalistas para servir como base de apoio, foi a Fundação Ecarta.

 

Fundação Ecarta – Base de apoio a jornalistas na cobertura das enchentes

A Fundação Ecarta integra a rede de entidades que acolhe jornalistas que estejam na capital para a cobertura das enchentes. As equipes podem carregar seus equipamentos, usar a rede wifi, as instalações para baixar seu material e redigir os conteúdos com infra-estrutura e segurança. A iniciativa de prover condições para a categoria é da Federação Nacional dos Jornalistas, por meio do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors). Avenida João Pessoa, 943 – Esquina rua Lopo Gonçalves, em frente ao parque da Redenção. Fone (51) 4009.2970. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A Fundação Ecarta é mantida pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul/RS.

 

 

Caso sua entidade tenha como receber colegas e se as e os jornalistas estiverem com algum problema pontual e precisam do amparo do SindJoRS, informamos que o atendimento está sendo feito pelos seguintes canais: secretaria@jornalistas-rs.org.br, Whatsapp: (51) 3228-8146 ou pelos celulares: (51) 991743053 (Laura Santos Rocha) e (51) 99956295 (Viviane Finkielsztejn).

 

Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS

Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj