Ações nas redações, assessorias de imprensa e interiorização se destacam entre as prioridades

 

Os novos delegados e delegadas sindicais nas redações de Porto Alegre e nas cidades de Pelotas e Rio Grande tomaram posse, no último dia 03 de outubro, em cerimônia virtual conduzida pela presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Vera Daisy Barcellos. O encontro, utilizando plataforma de videoconferência, durou cerca de uma hora e meia, com a presença remota de diretores e diretoras da entidade.

 

Depois das apresentações, os novos eleitos e eleitas foram apresentados ao planejamento da gestão 2019/2020, feito a partir da posse dos atuais dirigentes. Além disso, também tomaram conhecimento da pesquisa realizada, sobre o primeiro semestre de 2020, com integrantes da diretoria, tanto geral, quando executiva do Sindjors. Essa foi uma forma de aproximar os novos companheiros e companheiras das ações sindicais em curso na entidade e as que ainda devem ser realizadas, dentro do planejamento.

 

Temas como interiorização do sindicato, enfrentamento da crise atual no país, trabalho de conscientização nas universidades, assessoria de imprensa, foram os mais citados, como aqueles que precisam de discussão urgente. Os novos delegados e delegadas demonstraram entusiasmo e vontade de trabalhar, comprometendo-se a ressignificar o papel do sindicato, especialmente no interior do Estado, para que os jornalistas compreendam que, somente com a sindicalização a representatividade se fortalece e dá, à entidade, respaldo para lutar pela categoria.

 

SINDICALIZAÇÃO PARA ESTUDANTES – Um trabalho de conscientização nas faculdades de jornalismo sobre o papel do sindicato também foi mencionado, na roda de conversa com os delegados e delegadas. Importante lembrar que o Sindjors tem a opção de sindicalização para estudantes e é um dos projetos do planejamento da atual diretoria. Outros temas, como assessoria de imprensa, as demissões de colegas e fechamento de veículos, em razão da crise econômica e estrutural por que passa o país, também foram debatidos durante a reunião, que marcou a posse oficial dos novos delegados e delegadas do Sindjors. A presidenta Vera Daisy Barcellos desejou a todos “uma boa gestão, que possa aproximar as redações do sindicato e que possamos, juntos, buscar soluções às reivindicações dos colegas. Um sindicato unido, torna-se mais forte e mais respeitado”.

 

Fonte: Carla Seabra/Imprensa Sindjors