A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promove, nesta quinta-feira (22/09), às 10h, o lançamento do 64º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. A cerimônia ocorre na sede da entidade (Av. Borges de Medeiros, 915, Porto Alegre) e será transmitida simultaneamente pelo Facebook da ARI (@imprensars). As inscrições para o prêmio abrem a partir de sexta-feira (23).

 

O Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo é patrocinado pelo Banrisul e objetiva estimular o trabalho dos profissionais gaúchos nas diversas áreas de jornalismo, independentemente da plataforma. Em 2022, a sua edição é comemorativa aos 87 anos da ARI.

 

Nesse ano, estão previstas 13 categorias profissionais, entre elas: reportagem impressa, reportagem econômica, reportagem cultural, reportagem esportiva, reportagem em áudio, reportagem em vídeo, reportagem web e crônica. Também serão reconhecidos trabalhos relacionados a planejamento gráfico nas categorias arte, fotojornalismo e charge.

 

Essa edição traz duas novas modalidades: reportagem nacional, para os jornalistas que atuam fora do Rio Grande do Sul e do Brasil (Os Desgarrados), e reportagem pelos 250 anos de Porto Alegre.

 

De acordo com o presidente da ARI, José Nunes, é uma satisfação muito grande lançar a edição 64 do Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo. “Pela primeira vez a ARI estará premiando jornalistas que estão radicados fora do Estado. E temos também o Prêmio Especial, em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre”.

 

O prêmio destinado aos profissionais que atuam fora do Estado, segundo Nunes, se fez necessário até como homenagem aos que iniciaram aqui sua carreira. “A partir do dia 22 todos os jornalistas gaúchos, radicados aqui, ou em qualquer parte do mundo, poderão inscrever seus trabalhos”. A temática do Prêmio Nacional será empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

 

A premiação também vai contemplar a área universitária de Jornalismo, em cinco categorias: reportagem impressa, reportagem em áudio, reportagem em vídeo, reportagem web e fotojornalismo. Os primeiros e segundos lugares, além de menções honrosas, receberão um certificado, e o melhor trabalho entre todos ganhará o “Troféu ARI/Banrisul de Jornalismo Universitário”.

 

Já entre os profissionais, os dois primeiros lugares receberão um troféu, diploma, e o vencedor de cada modalidade ainda ganhará um valor em dinheiro. Conforme o regulamento, a mesma matéria não poderá concorrer em duas sessões diferentes e cada participante poderá encaminhar, no máximo, dois materiais por tópico.

 

Também será mantida a categoria “Antônio Gonzales de Contribuição à Comunicação Social”, premiação escolhida pela diretoria e conselho da ARI, sem necessidade de inscrição. Neste caso, são destacadas personalidades, entidades ou eventos que, de alguma forma, tenham contribuído à comunicação social.

 

O regulamento e as orientações para inscrição online de cada categoria são exibidos no site. A revelação dos premiados e entrega das distinções está prevista para o dia 16 de dezembro de 2022, no Salão Nobre da ARI ou em outro local a ser designado pelos promotores.