O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) manifesta pesar pelo falecimento de Jairo Santos Silva Carneiro, ocorrido na noite desta terça-feira (17/02), e se solidariza com sua companheira,  filhos e demais familiares.

 

Jairo foi filiado desde a fundação do Partido dos Trabalhadores e construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a organização popular, a luta sindical e a defesa dos direitos da classe trabalhadora. Militante dos movimentos populares desde a década de 1960, teve atuação destacada no movimento sindical metalúrgico, tendo sido presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e da Federação dos Metalúrgicos, além de colaborador ativo na fundação e organização da CUT no Rio Grande do Sul, entidade que também presidiu por dois mandatos.

 

Reconhecido como um dos principais articuladores políticos e negociadores do movimento sindical, somando a isso sua capacidade de administrar e mediar conflitos, Jairo sempre se pautou pelo compromisso de estreitar laços para a unificação do movimento sindical gaúcho.

 

Neste momento de dor, o SindJoRS presta sua homenagem à memória de Jairo e reafirma sua solidariedade à família, às companheiras e aos companheiros de militância, desejando força para atravessar este momento de luto. O velório acontece hoje (18/02), a partir das 8h, na Capela da Funerária Aldeia dos Anjos (Rua Nestor de Mora Jardim, 229 – Parada 79 – Gravataí). A cerimônia de despedida será às 15h, na Capela, e sepultamento às 17h, Cemitério Municipal de Ricão da Madalena (Rua Lino Estácio dos Santos, 1865).

 

Diretoria SindJoRS