O convênio firmado entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e o escritório especializado Escritório Soraia Mendes, Marcus Santiago & Advogadas Associadas, completa, neste mês de março, um ano, oferecendo atendimento jurídico especializado para casos de violência contra a mulher, em especial violência doméstica e familiar, violência sexual, violência patrimonial, violência moral, violência psicológica, violência obstétrica e assédio sexual; e, também, em casos de racismo, intolerância religiosa, lgbtifobia, outros crimes de ódio e direito ao livre exercício de manifestação. O escritório atua em demandas de natureza criminal, família e cível. Em razão da pandemia Covid-19, visando preservar a saúde de todos e todas e, ao mesmo tempo, garantir os atendimentos, o escritório mantém atendimento online aos filiados do Sindjors, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio pelo Whatsapp 61 99855-0672.
Quem é Soraia Mendes, Marcus Santiago & Advogadas Associadas
O escritório Soraia Mendes, Marcus Santiago & Advogadas Associadas é fruto de uma trajetória profissional de mais de 20 anos em defesa de trabalhadores e trabalhadoras sem-terra (MST), de quilombolas, de rádios comunitárias, de mulheres em situação de violência, de pessoas que (con)vivem com HIV (GAPA), de demandas contra a lgbtifobia, contra o racismo e, sumamente, em favor da democracia em nosso país. Soraia Mendes é perita em processo penal perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Marcia Barbosa e autora de diversas obras, dentre as quais “Esfera Pública e Direitos Fundamentais: estudos sobre a liberdade de comunicação”, “Criminologia Feminista: novos paradigmas”, “Processo Penal Feminista” e “Pacote Anticrime: comentários críticos à Lei 13.964/2019”. É, também, ex-coordenadora Nacional do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher – CLADEM/Brasil (organização responsável pelo litígio internacional que resultou na promulgação da Lei Maria da Penha). A advogada é pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas, pela UFRJ; doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB; mestra em Ciência Política, pela UFRGS; e pós-graduada em Direitos Humanos pelo Instituto de Filosofia Berthier – IFIBE.
Marcus Santiago, que também dá nome ao escritório, é advogado há 20 anos, com atuação no contencioso cível e administrativo junto a Tribunais Superiores (STF, STJ e TSE) e Justiça Federal, sendo especializado em Direito e Jurisdição Constitucional. É membro da Comissão de Assuntos Constitucionais da OAB/DF, pós-doutor em Direito, Estado e Constituição pela UnB, doutor em Direito do Estado pela UGF, é também mestre em Direito Público pela UNESA. É autor de artigos científicos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Jurídica Luso-Brasileira, editada pela Universidade de Lisboa; a Revista História Constitucional, da Universidade de Oviedo; ou a Revista Portuguesa de Filosofia.
Orientada pelos valores de justiça, igualdade, democracia, ética e respeito à diversidade e à sororidade (tomados como fundamentais e irrenunciáveis em toda e qualquer ação do escritório), a equipe, formada profissionais em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, reconhece cada cliente como um sujeito ativo na discussão sobre a melhor alternativa jurídica a ser adotada no caso concreto. Todo trabalho é desenvolvido de mãos dadas “com” a clientela. Outras informações no site www.soraiamendes.com.br.
Leia também:
Sindjors inicia convênio para atendimento às mulheres Jornalistas vítimas de violência doméstica