A diretora e coordenadora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Jeanice Dias Ramos, participou do Seminário Nacional “Genocídios Contemporâneos: Reagir é Preciso!”, em Belo Horizonte, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, realizado pelo Fórum Permanente de Igualdade Racial.

 

O encontro serviu para estabelecer trocas de informações entre os diversos profissionais de comunicação presentes, bem como assistir e debater temas específicos, salientando o painel “Mídia, Racismo  e as Disputas de Narrativas contra o Genocídio da População Negra”.

 

Na ocasião, foi criado o grupo de comunicadoras negras (o grupo era majoritariamente composto por mulheres negras), para manter contato e alavancar pautas negras de interesse nacional, ignoradas pela mídia hegemônica branca.

 

Um manifesto está sendo redigido pelo conjunto de participantes sobre a conjuntura atual brasileira, que invisibiliza a comunidade negra, principalmente a mulher negra e suas especificidades no conjunto da sociedade.

 

Fonte: Imprensa/Sindjors