O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) cumpre o doloroso dever de noticiar a morte na manhã desta segunda (13/06) de João Borges de Souza, seu ex-presidente na gestão 1974-77. Integrante de diversas gestões, desde 1971, João Souza deixa uma lacuna de colaboração e dedicação à nossa entidade, tendo também por várias vezes conduzindo o processo eleitoral do Sindicato. Ele deixa a esposa e filhos.

 

Seu falecimento se deu, aos 87 anos, no Hospital Viamão, por complicações decorrentes do mal de Alzheimer. As despedidas serão amanhã (14.06) no Crematório Municipal (Oscar Pereira esq. Vicente da Fontoura), das 9h às 14h.

 

Pelotense, João iniciou a sua carreira na Tribuna Gaúcha, extinto jornal do Partido Comunista do Brasil (PCB). Também participou da fundação de veículos como Última Hora, Zero Hora, Folha da Manhã (Caldas Junior) e Estado do Rio Grande (Grupo Sinos), tendo sido um dos conselheiros de Administração da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre, editora do Coorjonal, e da criação da Agência RBS de Notícias.

 

João Souza também passou pelo jornal A Hora (Diários Associados), mas sua trajetória também teve lugar na Rádio Gaúcha, e na Folha da Tarde Esportiva (Caldas Junior). Ao retornar para ZH em 1985, passou por diversas editorias, notabilizando-se na de política, onde ficou até se aposentar.

 

Artífice de ótimas reportagens na área, João Borges de Souza foi editor executivo do livro O Menino Que Se Tornou Brizola de Cleber Dioni Tendardini junto com Kenny Braga e Elmar Bones. Também foi co-autor de perfis biográficos de João Goulart e de Leonel Brizola para a Assembléia Legislativa do RS, junto com Tentardini, Elmar e Kenny. Ele ainda participou da Biografia, ainda não lançada, de Bento Gonçalves junto com Tentardini, Elmar e Euclides Torres.

 

Texto: Rosa Pitsch/ Diretoria Sindjors