No próximo dia 25 de junho, uma sexta-feira, às 19 horas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) dá início ao projeto Jornalize-se, cujo objetivo é aproximar os estudantes de jornalismo do Sindicato que os representa, despertando a consciência de classe, além de oferecer conhecimento, por meio de conversas com profissionais que já estão no mercado. A proposta é realizar lives de interesse dos estudantes, que são representados, no Grupo de Trabalho, por Alander Diaz, aluno da Universidade Católica Paulista (modalidade EAD), e por Rebeca Bertotti, aluna da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre. As diretoras Neusa Ribeiro, professora universitária aposentada, e Carla Seabra, editora-chefe na RecordTV RS, são as coordenadoras do projeto e completam o GT.

 

O primeiro tema, escolhido pelos estudantes contatados por Rebeca e Alander, será Jornalismo Esportivo, e o formato das lives terá protagonismo destes dois alunos, que estão dando forma – junto às duas diretoras – a um desejo antigo do Sindjors, de se aproximar dos futuros jornalistas. Vale lembrar que o sindicato recebe estudantes para filiação (www.jornalistas-rs.gov.br/sindicalizacao), que têm direito aos mesmos benefícios dos associados profissionais.

 

Os temas para as lives serão sempre escolhidos nas universidades e trazidos ao GT, onde serão discutidos e definidos. A mediação dos encontros será do Sindjors, mas os entrevistadores serão Rebeca e Alander, oportunizando uma experiência que, ao longo do projeto, poderá ser vivida por outros colegas. Alunos de todas as universidades gaúchas poderão participar com perguntas, por meio do chat do facebook, do Sindjors, que transmitirá as lives. Serão, preferencialmente, dois jornalistas profissionais convidados, a cada encontro.

 

O Sindjors acredita que, com a divulgação do projeto, professores das mais diversas faculdades de comunicação do Estado poderão se juntar ao GT, com suas turmas, dando sugestões e orientações para que o Jornalize-se atenda aos interesses dos futuros jornalistas e seja um sucesso.

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Sindjors