O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal para o preenchimento de 6.640 vagas, em 21 órgãos federais, tem suas inscrições abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. O Concurso é dividido em 7 Blocos temáticos e, no caso específico dos jornalistas, as vagas se concentram no Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública. Porém, nos demais blocos, existem vagas para “qualquer área de conhecimento”. No Bloco 7, especificamente, as vagas são para diferentes Ministérios tais como Cultura, Ciência e Tecnologia entre outros e para Órgãos como AGU, IBGE, FUNAI, INCRA e INEP.

 

O CPNU é um modelo inovador de seleção dos novos funcionários públicos federais e que tem por objetivos promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos, zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção, padronizar a aplicação das provas e priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades. Os processos seletivos deste Concurso serão realizadas simultaneamente no dia 05 de maio, em 217 cidades brasileiras, e os resultados das provas discursivas e de redação serão divulgados em 03 de junho. Já o resultado final do Concurso saberemos em 30 de julho. Os candidatos aprovados começarão a ser chamados para posse e formação no início do mês de agosto de 2024.

 

Qualquer pessoa pode participar do concurso desde que atenda aos requisitos dos editais do CPNU e o interessado em realizar cadastro deve possuir conta gov.br para inscrição. Maiores informações sobre o processo seletivo unificado poderão ser obtidas no link gov.br/concursonacional. Existe a possibilidade de solicitar isenção de taxa de inscrição e, para esta modalidade, os interessados deverão estar inscritos no CadUnico, fazer ou ter feito faculdade pelo Fies ou ProUni e quem realizou transplante de medula óssea. Importante ressaltar que o pedido de isenção não e automático para estes casos e sofrerá análise podendo ser concedido ou negado.

 

Texto: Mônica Cabanas/Diretoria SindJoRS