A diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS  (Sindjors), Jeanice Dias Ramos, tomou posse na segunda-feira (03.08), como integrante suplente no Conselho Estadual de Cultura, por dois anos. A titularidade ficou com Sandra Maciel, da ong Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras.

 

A jornalista Jeanice tem sido bastante ativa nos segmentos culturais de Porto Alegre, como na Coordenação do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros do Sindjors e na representação dos jornalistas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, CMDUA, atualmente. Também já exerceu a presidência do Conselho Regional de Museologia e foi vice-presidenta do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra.

 

O Conselho Estadual de Cultura é o órgão orientador das políticas públicas da cultura e fiscalizador das ações da própria Secretaria da Cultura. É composto de oito segmentos culturais: Ciências Humanas, onde o Sindjors se inscreveu; Bibliotecas, museus, arquivos e patrimônio artístico e cultural; Livro e literatura; Artes plásticas e visuais; Cinema e outras formas audiovisuais; Música e registros fonográficos; Artes Cênicas; e Carnaval, folclore e tradição.

 

Instituído em 1968, o Conselho é um importante fórum do Sistema Estadual de Cultura. Em sua formatação tem dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de indicados pelo governo do Estado.

 

Para a diretoria do Sindjors é significativa a presença da jornalista Jeanice Ramos neste Conselho, uma vez que a Cultura faz parte da formação dos jornalistas e também de seu exercício profissional, em diferentes segmentos, valorizando-se cada vez mais o trabalho de artistas e de seus respectivos produtos para a sociedade, como bens imateriais e de conhecimento intelectual para a população.

 

Fonte: Neusa Ribeiro/Imprensa Sindjors