O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors, em assembleia virtual realizada ontem, elegeu Vera Daisy Barcellos Costa, Jeanice Dias Ramos, Silvia Fernandes e Celso Augusto Schröder como representantes da entidade para o 39º Congresso Nacional dos Jornalistas a ser realizado nos dias 17, 18, 24, 25 e 26 de setembro. Katia Marko e Pedro Osório foram indicados como observadores. O tema do evento nacional será “Desafios da produção jornalística: das mudanças tecnológicas às formas de financiamento”.

 

Com abertura da presidenta Maria José Braga, da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, os participantes da assembleia discutiram a conjuntura atual e as quatro teses apresentadas pela Federação para o Congresso elencando complementações e adequações necessárias as mesmas. Os assuntos apresentados e discutidos foram: Defender a democracia, derrotar o bolsonarismo e reconstruir o Brasil; Mais organização para enfrentar a perda de direitos; Taxar as big techs para fomentar o jornalismo e Reformulação do Estatuto da FENAJ.

 

 

O 39º Congresso Nacional dos Jornalistas será realizado por meio da plataforma Zoom, com link de acesso aos participantes pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição. O evento conta com o apoio da Federação Internacional dos Jornalistas – FIJ e da Fundação Friedrich Ebert (FES). As inscrições para a participação no evento estão abertas. O valor da inscrição para Observadores é de R$ 100. Estudantes de Jornalismo (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), jornalistas associados ao SJPMRJ e em dia com as obrigações sindicais, jornalistas comprovadamente desempregados e jornalistas aposentados pagam R$ 50 (desde que não sejam eleitos delegados).

 

O pagamento da inscrição deve ser feito via depósito bancário identificado na conta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro / SJPMRJ – Caixa Econômica Federal, Agência 0542, Conta Corrente: 00775859-8, Operação 003 CNPJ: 34.057.448/0001-63. Também pode ser feito via PIX do Sindicato (sindicato-rio@jornalistas.org.br).

 

Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria Sindjors

 

Leia também:

Confira a programação do 39º Congresso Nacional dos Jornalistas

Abertas as inscrições para o 39º Congresso Nacional dos Jornalistas