A categoria de Jornalistas, em encontro virtual no final de tarde de segunda-feira, 30, escolheu as representações para a 17ª Plenária Estadual da Central Única das e dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS). A plenária virtual do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) escolheu, por unanimidade, a indicação da diretora da entidade, Jeanice Dias Ramos, para participar como titular, e de Vera Daisy Barcellos e Adroaldo Bauer Corrêa, como suplentes, respeitando a paridade de gênero. O evento da CUT-RS ocorrerá dias 22 e 23 de agosto de 2025, no Centro de Eventos Barros Cassal, com o tema “Novos tempos, novos desafios”.

 

A assembleia foi chamada atendendo solicitação da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e da própria CUT-RS para aumentar o número de participações e, também, auxiliar a qualificar os debates apresentados, como explicou a presidenta Laura Santos Rocha. “A participação de nossa entidade já é um fato historicamente garantido. Porque o jornalismo, e as e os jornalistas, andam lado a lado na luta por direitos, pelo reforço de novas cláusulas sociais, na construção da pauta de negociação da convenção coletiva de trabalho, apresentada aos sindicatos patronais, e pela manutenção da democracia”, afirmou a dirigente. “Nós, trabalhadoras e trabalhadores da comunicação, temos lado e precisamos convencer nossa categoria da importância da sua participação efetiva em sua entidade de classe bem como na central sindical que somos filiados porque, com toda certeza, juntos somos muito mais fortes e poderemos ter mais conquistas”, completou Laura.

 

Segundo a CUT-RS, a 17ª Plenária Estadual terá o desafio de questionar a conjuntura internacional, considerando as conjunturas internacional, nacional e estadual, além dos compromissos da Central, com destaque para a redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1, isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil, taxação dos super-ricos, redução da taxa de juros, defesa dos serviços públicos de qualidade e dos direitos dos servidores e servidoras, sem anistia para os golpistas e pelo fim do feminicídio e a violência contra as mulheres.

 

CLIQUE AQUI para baixar o texto subsídio para a 17ª Plenária Estadual da Central Única das e dos trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT/RS)

 

CLIQUE AQUI para baixar o texto subsídio para a 17ª Plenária Nacional da Central Única das e dos trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT)

 

Texto: Letícia Castro / Diretoria SindJoRS