O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS manifesta pesar pelo falecimento de jornalista sindicalizado Isnar Camargo Ruas, que faleceu neste sábado (21) no hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, e oferece condolências e solidariedade aos seus familiares, amigos e amigas. Ele faria 93 anos em dezembro próximo e foi hospitalizado na quarta-feira (19), para tratar uma pneumonia. O velório e cerimônia de despedida serão realizados no Angelus Memorial Crematório, na Avenida Porto Alegre, 320, bairro Medianeira, Porto Alegre, das 14 às 19h deste sábado.

 

Isnar Ruas é pai do advogado e vereador Pedro Ruas (PSOL), do biólogo e professor Antônio Ruas Neto (filhos do primeiro matrimônio com Flora Fagundes Ruas), da jornalista e enfermeira Inara Beatriz Amaral Ruas e de Elisiane Dornelles Mendes. Deixa netos e bisnetos.

 

Natural de soledade, nascido em 22 de dezembro de 1930, Isnar Camargo Ruas cresceu em Passo Fundo, onde trabalhava no antigo Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNF). Pediu transferência para Porto Alegre para estudar Agronomia. Aos 22 anos começou a trabalhar na revisão do Jornal Correio do Povo, durante a noite, o que o levaria à Faculdade de Jornalismo (PUC). Por mais de 30 anos atuou no referido jornal, como responsável pela editoria de Economia e também na chefia de reportagem da Rádio Guaíba. No final da década de 70 criou a primeira empresa de assessoria de Imprensa no Estado, a Intermédio Comunicação, especializada na divulgação e taxação (clipagem) de notícias aos clientes. Foi fundador e presidiu a Associação dos Jornalistas de Economia (Ajoergs) e Associação das Empresas Brasileiras de Assessoria de Imprensa.

 

Texto: Jurema Josefa