O Fórum de Mulheres do Mercosul realiza uma roda de conversa sobre “Resistência e Luta por Igualdade e Paz”. O evento, que ocorrerá no dia 22 de março (sexta-feira), a partir das 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, integra as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

 

Com o tema central “Resistência e Luta por Igualdade e Paz”, serão abordados assuntos do universo feminino que exigem diálogo, ações e reflexões por parte das mulheres e dos homens. O momento atual da sociedade brasileira e a situação da mulher neste contexto será destacado nos relatos e depoimentos de participantes.

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) participará com líderes e ativistas de diferentes segmentos sociais, políticos, acadêmicos, do mundo do trabalho, diversidades, gênero, etnia, religiosidade, tradições, valores civilizatórios, que estarão socializando suas vivências, incentivando e facilitando as abordagens e relatos.

 

A Reforma da Previdência estará na centralidade das conversações. No dia 22, data agendada para a Roda de Conversa, acontecerão, em todo o Brasil, atos e manifestações de esclarecimentos contra a medida, que retira direitos de toda a classe trabalhadora e, principalmente das mulheres.

 

Com a presença da presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul-Brasil, ex-senadora Emília Fernandes, serão debatidos o machismo, violência, misoginia, feminicídio, discriminação, assédio, dificuldades, obstáculos, enfrentamentos, projetos, ações e atitudes ousadas, corajosas, que tem assegurado alguns avanços nas lutas históricas das mulheres.

 

O encerramento do encontro será com um Sarau, com o mesmo tema da Roda de Conversa, em parceria com a Associação Cultural Raízes d’África, na Rua Frederico Etzberger, 824, bairro Nonoai, em Porto Alegre.

 

Fonte: Jornalista Santa Irene Lopes de Araujo