A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão de Mulheres, e a Comissão de Mulheres Jornalistas de Minas prestam toda sua solidariedade à jornalista Nina Lemos que vem sendo violentamente atacada pela extrema direita bolsonarista nas redes sociais.
Os ataques aconteceram depois que Nina publicou uma coluna de opinião sobre a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro no funeral da rainha Elizabeth. O título dizia: “Michelle Bolsonaro confunde funeral da rainha com desfile de moda”.
Os ataques ganharam força depois que o deputado federal Eduardo Bolsonaro compartilhou piada menosprezando a jornalista em suas redes sociais. A partir daí, grupos bolsonaristas direcionaram suas agressões às redes sociais da colunista.
Esse ataque às jornalistas, de cunho violento, misógino e machista, tem se repetido Brasil afora.
E não pode continuar, sob pena de vermos a violência contra as mulheres, em geral, e contra as jornalistas em especial,, que já é um flagelo no Brasil, agravar-se cada vez mais.
Nós, mulheres jornalistas, exigimos exemplar punição para quem, a todo momento, tenta nos intimidar e cercear nosso compromisso de bem informar a população.
Jamais renunciaremos à nossa responsabilidade de ajudar na construção de nossa Democracia!
Federação Nacional dos Jornalistas
Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da FENAJ
Comissão de Mulheres Jornalistas/ Sindicato de Jornalistas Profissionais de Minas Gerais