Principal pauta é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restabelece o diploma de nível superior em jornalismo como critério de acesso à profissão

 

Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de 15 Sindicatos de Jornalistas filiados estarão em Brasília, de 18 a 20 de abril, para uma série de audiências com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, onde apresentarão as pautas prioritárias da categoria.

 

A mobilização marca as ações alusivas ao mês das e dos jornalistas, que lutam pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 206/2012, conhecida como PEC do Diploma, pela atualização da regulamentação profissional, pela criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo, entre outras medidas, tendo como objetivo a reconstrução dos direitos da categoria.

 

No dia 18, os dirigentes sindicais se reúnem com os líderes partidários da Câmara dos Deputados, em encontro coordenado pelo líder do governo na Casa, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT/CE). Na oportunidade, os sindicatos e a FENAJ solicitarão a retomada da tramitação da PEC e o voto favorável das bancadas partidárias à matéria.

 

A agenda, que está sendo chamada de “Ocupa Brasília”, prossegue até o dia 20 e prevê encontros com deputados coordenadores de bancadas de praticamente todas as regiões do país, com a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, com o Ministério do Trabalho e com a Advocacia Geral da União.

 

“Levaremos nossas demandas que são pautadas na defesa central do Jornalismo como pilar da democracia”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. “É preciso devolver a esta categoria profissional um conjunto basilar de direitos que, ao ser retirado, fragilizou a produção de informações de interesse público e atingiu em cheio a sociedade, com o crescimento da disseminação de fake news, de discursos de ódio e de ataques às instituições democráticas”, acrescenta.