O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors – iniciou as comemorações dos seus 80 anos de história e de lutas no dia 23 de setembro de 2022 com a veiculaçåo de vídeos institucionais de entidades de classe, organismos internacionais, profissionais das mais diferentes áreas e jornalistas gaúchos. Na sequência da programação, para este próximo ano de festividades, no dia 13 de outubro, inauguraremos a “Exposição Virtual de fotojornalismo dos 80 anos do SINDJORS – FOTOJORNALISMO COMO PROTAGONISTA DA NOTÍCIA”.

 

A Exposição Virtual contará inicialmente com 13 fotografias que, ao longo do ano comemorativo, gradativamente contará com mais profissionais agregados. “A proposta é registrar nesta exposição os 80 anos do Sindjors e trazer um pouco do fotojornalismo e de repórteres fotográficos como protagonistas da notícia” afirma Jorge Leão, diretor do Sindicato e organizador da Exposição.

 

Nesta primeira etapa da Exposição, participam fotojornalistas que atuaram nas empresas de comunicação do estado, como também profissionais que neste momento seguem ativos no mercado. Os treze profissionais que abrirão a “Exposição Virtual” são: Dulce Helfer, Paulo Dias, Jorge Aguiar, Carlinhos Rodrigues, Rogerio Soares, Valdir Friolin, Alina Souza, Guilherme Almeida, Lauro Alves, Jefferson Botega, Mateus Bruxel, Rodrigo Ziebell e André Avila.

 

As comemorações dos 80 anos se estenderão por um ano e a cada mês teremos diferentes atividades, pois temos muitas histórias, lutas e conquistas para contar. Acreditamos, também, que devemos promover muitas pautas paralelas, discussões, debates e festividades que representem as necessidades, desejos e anseios da(o)s jornalistas do Rio Grande do Sul.

 

Nosso único objetivo é, efetivamente, comemorar os 80 anos da nossa instituição de forma participativa e integrada com profissionais do estado. Por isto, convidamos JORNALISTAS que participem, sugiram, associem-se, reivindiquem, contem sua história profissional, ideias e necessidades como profissional da comunicação. Juntos somos mais fortes em nossa luta por melhores condições de trabalho e de qualidade de vida.

 

Texto: Mônica Cabañas/Diretoria Sindjors

 

Leia também: 

80 ANOS DE VIDA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO GRANDE DO SUL