RESPONSABILIDADE SOCIAL | Mostra retrospectiva dos 21 anos do
Jornal Boca de Rua nos 250 anos de Porto Alegre.
No dia em que Porto Alegre completa 250 anos, sábado (26), a CCMQ, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura SEDAC @sedac_rs , abre a exposição “Cidade Oculta”, que traz a público o tema das pessoas em situação de rua, através da exibição da coleção completa de exemplares do jornal Boca de Rua. A mostra fica em cartaz no Espaço Majestic, no Térreo da Casa de Cultura.
O Boca de Rua é um jornal produzido — e também comercializado — por pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade de Porto Alegre. Caso único no mundo, desde o ano 2000 (o primeiro exemplar é de agosto deste ano), o grupo tem se encontrado e decidido democraticamente as pautas de cada edição. Os textos, as fotos e as ilustrações são de autoria dos integrantes do coletivo. Assim, o veículo além de uma fonte de renda, é um instrumento de expressão de uma parcela da população invisibilizada no cotidiano das cidades e uma forma de organização social.
Para saber mais sobre o Jornal Boca de Rua: https://jornalbocaderua.wordpress.com/
Na exposição, além da coleção completa das edições do Jornal Boca de Rua, o público poderá assistir no espaço o documentário “De Olhos Abertos” ( 2020 ). Totalmente rodado na capital, o premiado longa-metragem dirigido pela cineasta Charlotte Dafol capta os percalços vividos pelos integrantes do “Boca”, suas experiências de vida atravessadas por privações e violências de diversas ordens.
Para saber mais sobre o documentário, visite o site: https://deolhosabertos.com/
Ainda na Casa de Cultura, todos os sábados, das 14h às 18h, a partir da abertura, integrantes do Jornal Boca de Rua estarão presentes no local para conversar com o público sobre o projeto. Os jornais estarão disponíveis para compra também aos sábados.
Com a mostra “Cidade Oculta”, a Casa de Cultura reafirma sua responsabilidade social e engaja-se na tarefa de sensibilizar e provocar o debate crítico, comprometendo-se com a construção de uma transformação social.
Entrada franca
Dias e horário de visitação: terça a sábado, das 10hrs às 18hrs
Fonte: Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação – ALICE
Rua General Lima e Silva, n.° 1066 – Sala 202 – CEP 90050-102 – Porto Alegre/RS
Telefone: 051 3221-4021
www.alice.org.br