Neste momento em que o Governo Federal apresenta as Medidas Provisórias (927 e 936, acrescidas do parecer do Supremo Tribunal Federal), visando a resolução dos acordos entre os sindicatos dos trabalhadores e as representações patronais, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) reforça a sua posição, aos jornalistas gaúchos, de que está em processo de negociação com o sindicato patronal, com o intuito de preservar empregos, não reduzir salários e jornadas de trabalho, entre outros direitos trabalhistas ameaçados de perderem a validade.
Da mesma forma, também, intensifica a recomendação de que as empresas assegurem os cuidados necessários para a preservação da integralidade da saúde física e mental dos seus funcionários, nas diferentes áreas de atuação, especialmente neste momento, com a pandemia de COVID-19.
O Sindjors reafirma a determinação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), de não aceitar a negociação direta e individual das empresas com os trabalhadores, num sentido impositivo, sem que a Categoria – juntamente com o Sindicato – avalie e tenha a definição do que é melhor e pode ser negociado entre as partes.
Nesse sentido, esta Direção se manifesta por esta NOTA, que tem, entre os seus propósitos, ora em negociação, assegurar, como garantia, a renovação para o próximo período do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020/2021.
Contamos com a atenção de todos que estão vivendo estes dias de preocupação, não apenas com o coronavírus, mas com a instabilidade nos seus respectivos locais de trabalho!
Pedimos que se informem e reforcem, junto aos seus colegas, o chamado do Sindjors para o processo de negociação!
Em breve convocaremos para uma Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada por meio virtual, para que a categoria possa avaliar as propostas apresentadas aos empresários da comunicação.
Que haja participação, unidade e luta. O momento é agora!
Nunca esqueça: #fiqueemcasa
Presidenta Vera Daisy Barcellos
Direção do Sindjors
Leia também:
⚠ Recomendações para a saúde de jornalistas
Fenaj e Sindicatos exigem prioridade na vacinação para Jornalistas
Manifesto por um combate à pandemia da COVID-19 que proteja toda a população brasileira