Neste momento em que o Governo Federal apresenta as Medidas Provisórias (927 e 936, acrescidas do parecer do Supremo Tribunal Federal), visando a resolução dos acordos entre os sindicatos dos trabalhadores e as representações patronais, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) reforça a sua posição, aos jornalistas gaúchos, de que está em processo de negociação com o sindicato patronal, com o intuito de preservar empregos, não reduzir salários e jornadas de trabalho, entre outros direitos trabalhistas ameaçados de perderem a validade.

 

Da mesma forma, também, intensifica a recomendação de que as empresas assegurem os cuidados necessários para a preservação da integralidade da saúde física e mental dos seus funcionários, nas diferentes áreas de atuação, especialmente neste momento, com a pandemia de COVID-19.

 

O Sindjors reafirma a determinação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), de não aceitar a negociação direta e individual das empresas com os trabalhadores, num sentido impositivo, sem que a Categoria – juntamente com o Sindicato – avalie e tenha a definição do que é melhor e pode ser negociado entre as partes.

 

Nesse sentido, esta Direção se manifesta por esta NOTA, que tem, entre os seus propósitos, ora em negociação, assegurar, como garantia, a renovação para o próximo período do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020/2021.

 

Contamos com a atenção de todos que estão vivendo estes dias de preocupação, não apenas com o coronavírus, mas com a instabilidade nos seus respectivos locais de trabalho!

 

Pedimos que se informem e reforcem, junto aos seus colegas, o chamado do Sindjors para o processo de negociação!

 

Em breve convocaremos para uma Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada por meio virtual, para que a categoria possa avaliar as propostas apresentadas aos empresários da comunicação.

 

Que haja participação, unidade e luta. O momento é agora!

 

Nunca esqueça: #fiqueemcasa

 

Presidenta Vera Daisy Barcellos
Direção do Sindjors

 

Leia também:

⚠ Recomendações para a saúde de jornalistas

Fenaj e Sindicatos exigem prioridade na vacinação para Jornalistas

SOBRE COVID-19: Sindjors envia correspondência às Empresas de Comunicação e Sindicatos Patronais – Prevenção aos jornalistas

Manifesto por um combate à pandemia da COVID-19 que proteja toda a população brasileira