Com 98,2% dos votos válidos, foi aclamada a chapa única “SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM! + Sindjors + Luta + Direitos”, para a gestão do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), triênio 2022/2025. Laura Santos Rocha, jornalista diagramadora da Rede Pampa de Comunicações, é a nova presidenta. A nova gestão assume estatutariamente na próxima segunda (1º/8) e a cerimônia está prevista para a primeira quinzena de agosto.

 

A eleição, realizada de forma on-line, nos dias 26, 27 e 28 de julho, também elegeu a Comissão Estadual de Ética, composta pelos cinco jornalistas mais votados: Vera Spolidoro, Moisés Mendes, Renato Dorneles, Carlos Bastos e Thamara Costa Pereira.

 

Na eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), realizada de forma conjunta com a eleição do Sindjors, foi eleita a chapa única “Unidade na luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” para o mesmo triênio, bem como os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE). Vera Daysi Barcellos Costa, que encerra da sua gestão na presidência do Sindjors, obteve a maior votação para a CNE.

 

Laura Santos Rocha, a nova presidenta eleita – a terceira mulher em 79 anos da existência da entidade estadual, disse ter consciência de estarmos em um dos piores momentos para o movimento sindical no Brasil. Afirmou, no entanto, ter a certeza de que, “com o apoio incondicional deste grupo competente que formamos”, será possível avançar e resistir por um Sindjors combativo e forte na defesa dos direitos da categoria e da democracia, tão essenciais para exercício do jornalismo.

 

Para Laura, a extensa plataforma de trabalho proposta pela nova diretoria será possível de ser realizada se a categoria perceber a importância de estar ao lado da sua entidade de classe para lutar pelos seus direitos.

 

Laura Santos Rocha, cedida ao Sindicato desde 2016, foi delegada sindical antes de ingressar na direção. Nas duas gestões anteriores ocupou o cargo de vice-presidente.

 

Comissão Eleitoral

Para a presidente da Comissão Eleitoral, Dica Sitoni, o pleito foi tranquilo e demonstrou, mais uma vez, a importância de se eleger bons representantes da categoria: “Cada vez mais, as entidades representativas são as que garantem a democracia, a liberdade de expressão e jornalismo de verdade.”

 

 

NOMINATA GESTÃO SINDJORS 2022-2025:

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidenta – Laura Santos Rocha
1ª Vice-presidenta – Carla Seabra
2º Vice-presidente – Pedro Dreher
1ª Secretária – Viviane Finkielsztejn
2ª Secretária – Rosa Pitsch
1ª Tesoureira – Silvia Fernandes
2º Tesoureiro – Adroaldo Corrêa
1ª Suplente – Isabel Clavelin
2º Suplente – André Zenobini

 

 

CONSELHO FISCAL

Dolcimar Luiz da Silva
Neusa Ribeiro
Vera Daisy Barcellos

 

SUPLENTES

Thaïs Bretanha
Ulisses Nenê
Yuri Victorino Inácio da Silva

 

DIRETORIA GERAL

Celso Augusto Schröder
Clóvis Victoria Junior
Eduardo Silveira
Eliane Silveira
Emílio Pedroso
Fabiane Morais Christaldo
Jeanice Dias Ramos
Jones Lopes da Silva
Jorge Leão
Katia Marko
Letícia Castro
Stela Pastore
Mônica Cabanas
Niara de Oliveira
Raphael Seabra

 

COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA

Vera Spolidoro
Moisés Mendes
Renato Dorneles
Carlos Bastos
Thamara Costa Pereira
Télia Negrão Tonhozi
José Antônio Simch
Civa Silveira
Marcos Santuario
Paulo Gasparotto

 

Leia mais:

Eleição da FENAJ: Chapa Unidade na Luta é eleita com 97,16% dos votos

 

Texto: Rosa Pitsch e Silvia Fernandes/Diretoria Sindjors