Dulce Helfer, fotógrafa gaúcha nascida em Santa Cruz, é a convidada do evento Fotografia & Outras Histórias organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors marcado para esta quinta-feira, 19, às 19h30min, via plataforma Stream Yard, com transmissão simultânea e cruzada pelo Facebook e inscrição no YouTube. A ação cultural integra as festividades do Dia Mundial da Fotografia que ocorre neste mês de agosto. A condução do bate-papo está com diretor do Sindjors, o também fotógrafo Jorge Leão, idealizador e organizador deste projeto que terá, ainda, em sua última etapa, 24/8, a presença da renomada fotógrafa amazonense Elza Lima.

 

A convidada – Quando se acessa o portifolio virtual da fotógrafa Dulce Helfner um personagem marcante no viver portoalegrense salta em múltiplas e diferentes imagens, que é o poeta, tradutor e jornalista alegretense Mario Quintana (1906-1994). São inúmeras fotos. A cena cultural e musical também é grata pelos inúmeros registros de shows de ídolos inesquecíveis como Cazuza, Belchior, entre tantos outros, que passaram por Porto Alegre. Fotografou com exclusividade para artistas como The Cure, B.B.King, Roberto Carlos, Avril Lavigne, Zizi Possi, Jards Macalé, David Lynch, Fernanda Montenegro entre outros grandes nomes.

 

 

 

Com um extenso currículo que aponta 27 anos de atuação no jornal Zero Hora e, também na Secretaria de Cultura do RS, até 1990, espaço dividido com os escritores Tabajara Ruas e Carlos Urbim, na edição do jornal cultural ” O Continente”. Além disso, fez dezenas de exposições individuais e coletivas, e recebeu 24 prêmios, entre eles três internacionais da Sociedad Interamericana de Prensa, dois Prêmios Press, como melhor fotógrafa do RS e o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

 

 

Participou com textos e fotos em 50 livros, sendo 5 individuais. No Theatro São Pedro realizou diversas exposições, como, “Os Caminhos do Olhar de Dulce”, com texto de Luis Fernando Verissimo, “Paris.. Paris..”, “Amazônia- Tão Perto tão Longe” e “Cocktail-Party”, com apresentação de Mario Quintana. Trabalhou como still e making of no cinema, em filmes de Tabajara Ruas, Beto Souza e Roberto Gervitz. Expôs por dois consecutivos em Paris, França, nas homenagens ao Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Lançou o projeto de sustentabilidade das águas, chamado “Poesia Líquida”, com lançamento do livro na Feira do Livro, de Porto Alegre e exposição no MARGS, onde permaneceu três meses, com público de 22.400 visitantes, até final de fevereiro de 2019. Também participou da Bienal Black Brazil Art, no Memorial do RS, em Porto Alegre e atualmente está na Mostra Coletiva Virtual, Amazônia Index 2021, organizada pelo Instituto Zoravia Bettiol e com a exposição e álbum Pretos na Tela uma homenagem aos atores negros gaúchos, com curadoria do escritor e cineasta Tabajara Ruas e participação do ator Sirmar Antunes. O evento foi aberto em julho último e segue em setembro para o interior do Estado.

 

 

 

O projeto – A reclusão imposta pela pandemia Covid 19 motivou o diretor do Sindjors e fotógrafo, Jorge Leão, a recriar uma proposta de chamamentos e encontros com os profissionais que atuam no campo da fotografia em Porto Alegre, outros lugares do país e do mundo. E assim nasceu o projeto Fotografias & Outras Histórias lincado às plataformas digitais que oportunizam ganhar públicos e profissionais da arte de fotografar de diferentes regiões do país. A atividade programada pelo Núcleo de Imagem teve, na última quarta-feira, 11, em sua estréia, a presença do fotógrafo baiano Roberto Faria que apresentou as cores e o misticismo do povo baiano. Para Leão, Fotografias & Outras Histórias nasceu da sua inquietude em saber dos colegas da arte de fotografar quais as motivações que existem na concepção de uma foto. “E nada melhor que um bate-papo, para sabermos o que vem antes e o depois de uma foto quando perguntado ao fotógrafo autor. Ao observarmos uma imagem, ela é provida de diversas informações, que rendem uma boa história. Este é o grande objetivo deste evento, desvendar o que ninguém até então sabe sobre a imagem e o fotógrafo, ou seja os bastidores”, destaca o diretor do Núcleo de Fotografia do Sindjors.

 

Texto: Vera Daisy Barcellos Costa/Presidenta Sindjors