Nesta segunda-feira (06), o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) participou de uma roda de conversa on-line com professores e acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), de São Borja, denominada “Saúde mental e jornalismo internacional”. A atividade teve a participação de 23 pessoas e foi ministrada pela jornalista, escritora, terapeuta ericksoniana, diretora do SindJoRS e responsável pelo Núcleo de Saúde Mental e Qualidade de Vida, Mônica Cabañas.

 

Durante aproximadamente 1h30min, Mônica Cabañas abordou temáticas e experiências relacionadas à importância da saúde mental e da qualidade de vida para jornalistas; relatou um pouco da sua experiência como escritora e colaboradora internacional para veículos de comunicação brasileiros e organismos internacionais, já que, atualmente, a profissional reside na Suíça, entre outros temas. “Saúde mental é uma das maiores urgências globais do século XXI. Quando temos a oportunidade de falar sobre o tema com abertura como hoje com os estudantes de jornalismo é um ato concreto e simples que faz toda a diferença. Saúde mental não é luxo, é um direito básico e coletivo”, destaca a palestrante.

 

Depois da explanação, professores e alunos tiveram a oportunidade de fazer inúmeras perguntas sobre os temas abordados. A professora e vice-coordenadora do curso de Jornalismo da Unipampa, Eloisa Klein, mediou a roda de conversa e salientou a relevância de ações cooperativas entre sindicato e universidades. “É importante a conexão com o sindicato para a discussão política do papel do jornalismo e a defesa dos direitos da categoria e a plena participação dos estudantes, desde a sua formação, nesse engajamento com as questões sociais e de direito que envolvem a área”, pontua a docente. A atividade ofereceu certificado de 2h aos interessados e foi uma promoção do SindJoRS, do Curso de Jornalismo da Unipampa e do Diretória Acadêmico do Curso de Jornalismo da universidade (DAJOR).

 

Texto: Mateus Azevedo / Diretoria SindJoRS