Eleita no dia 9 de setembro de 2019, a diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA), tendo à frente na presidência, a jornalista Márcia Fernanda Peçanha Martins, diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) toma posse nesta quinta-feira, 12, às 19 horas. O evento, devido à pandemia da Covid-19, seguirá os trâmites assecuratórios de saúde com transmissão online. As presenças devem ser confirmadas pelo e-mail: comdimportoalegre@gmail.com, oportunidade que será enviado o link para participação, via plataforma Zoom Meetings. A designação oficial da nominata foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre, em 15 de julho de 2021, através da Portaria 380/2021.

 

Para a diretora Márcia Martins, esta posse reveste-se de importância fundamental uma vez que rompe com uma violência institucional de 21 meses (14 meses na administração do ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior e sete do atual gestor Sebastião Melo). “O descaso que vivenciamos no governo municipal anterior, em que estivemos em muitas reuniões pedindo agilidade e sempre sem nenhum retorno, é um retrato de como o tema mulheres é tratado, lamentavelmente nas três esferas de governo”, destacou. A presidenta do COMDIM reforça que é inadmissível uma posse às vésperas de uma nova eleição. “Tudo que diz respeito às mulheres vai para o final da lista de prioridades”, afirma.

 

A demora na celebração deste evento bem como a publicação da nominata das conselheiras governamentais (indicadas) e da sociedade civil (eleitas) do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no Diário Oficial de Porto Alegre tirou a oportunidade de duas integrantes da diretoria vivenciarem este significativo momento em suas carreiras de militantes. Michele Sandri da Costa, que respondia pela vice-presidência na diretoria, numa representação da Secretaria de Mulheres do PT, e Santa Irene Lopes Araújo, tesoureira do COMDIM, representando o Fórum de Mulheres do Mercosul, faleceram no início de março deste ano, vítimas do estrangulamento do sistema de saúde e da pandemia da Covid-19.

 

Texto: Márcia Martins/Diretoria Sindjors