Com o objetivo de estabelecer novas parcerias, possibilitar ações conjuntas com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) e visando contribuir com a categoria profissional, componentes da atual diretoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) estiveram, nesta quinta-feira (29/08), na sede do Sindicato. O grupo foi recebido pela presidenta, jornalista Vera Daisy Barcellos, a vice-presidenta, Laura Santos Rocha, e as diretoras Kátia Marko e Neusa Ribeiro. Pela ARI, além do presidente, Luiz Adolfo Lino de Souza, as diretoras Jurema Josefa e Tamara Maria Costa Pereira, e os diretores Mário Rocha, Flávio Dutra, Ayres Cerutti, Antonio Silveira Goulart, Nilson Souza e Paulo Eduardo Barbosa dos Santos.

 

Os dirigentes visitantes apresentaram votos de feliz gestão e presentearam a presidenta com uma publicação da ARI e uma foto de Vera Daisy com os colegas de graduação em Jornalismo da UFRGS, entregue pelo jornalista Nilson Souza, ao completarem 45 anos de formatura.

 

A presidenta do SINDJORS, Vera Daisy Barcellos, reforçou os princípios de defesa da democracia e da liberdade de expressão “tão necessários no momento por que passa o Brasil”. Ela relatou, ao grupo, alguns pontos tratados no 38° Congresso dos Jornalistas, ocorrido em Fortaleza, neste mês de agosto, e destacou aspectos tão significativos para o fortalecimento dos Jornalistas, como a visita às redações e os esclarecimentos sobre o Acordo Coletivo de Trabalho/2019, que assegurou vários direitos conquistados, já em divulgação nas mídias sociais do SINDJORS.

 

Para o atual presidente da ARI, jornalista e professor Luiz Adolfo Lino de Souza, é importante que se recupere a relação entre as duas entidades, “uma vez que o Jornalismo está sob ataque e, mais do que nunca, temos que valorizar a produção jornalística”. Para ele, a base fundamental do trabalho da ARI tem sido interagir com os profissionais, na busca de renovação e ampliação dos quadros. Também foi comentado sobre o planejamento da entidade, que se assemelha ao do SINDJORS. A presidenta, Vera Daisy, também apontou alguns projetos da atual gestão, incluindo atividades junto aos estudantes e universidades, além das possibilidades de novos cursos de atualização para profissionais em atividade. Os componentes da direção da ARI compartilharam as propostas e se dispuseram a unir forças para promover ações em conjunto com o SINDJORS.

 

 

 

Fonte: Neusa Ribeiro/Imprensa SINDJORS