Neste dia 23 de setembro, comemoramos, com  muito orgulho, os 76 anos de ativa vivência do nosso Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (SINDJORS).

 

É um longo período de incansável comprometimento com os direitos profissionais e com as conquistas sociais dos jornalistas, vertebrados pela fundamental solidificação da democracia, recorrentemente ameaçada.

 

Neste momento trêmulo, de ódio, intolerância e fake news da mídia conservadora, em um cenário de preocupação provocado pela vertente fascista que cresce no mundo e no país, impõe-se ainda mais dedicação e maior compromisso de todos nós, amalgamados na unidade sindical que nos fortalece para o cotidiano profissional e para a luta cidadã pelo restabelecimento do Estado Constitucional do Direito.

 

Apesar deste ambiente adverso, festejamos, sim, nossa resistência inabalável ao golpe politico, à  antirreforma trabalhista e, sobretudo, ao calote empresarial que promove dificuldades financeiras para devastar os coletivos sindicais e minar a esperança dos profissionais.

 

Celebramos, sim, a crença em nossa própria capacidade de nos reinventar e seguir no caminho aberto pelos pioneiros de 1942, honrado por colegas que nos antecederam nesta entidade e legar coragem e dignidade aos que nos sucederão para enfrentar a missão imprescindível de se postar, sempre, ao lado dos trabalhadores do Jornalismo, do respeito à diversidade e da busca de um Brasil melhor para todos.

 

Diretoria do SINDJORS