O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) busca o apoio da categoria, por meio da Cota de Solidariedade, visando o fortalecimento da luta pela manutenção dos direitos trabalhistas e garantia de emprego, principalmente neste grave momento da pandemia Covid-19.  A Cota de Solidariedade foi aprovada, por unanimidade, na histórica assembleia virtual do Sindjors, realizada no dia 19 de abril último, que referendou, também, a renovação, na íntegra, da Convenção Coletiva de Trabalho para o período 2020/2021, que mantém a correção dos salários em 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira,1º de junho, data-base da categoria.

 

Cota de Solidariedade

Os recursos oriundos da Cota de Solidariedade serão utilizados na manutenção das atividades administrativas do Sindjors e, igualmente, das suas assessorias jurídica e contábil, na prestação de serviços digitais (site, serviço de disparo de e-mails/mailing, manutenção do sistema de informática etc.). Além disso, fortalece a representação dos dirigentes em atividades sindicais, seminários, congressos da categoria, como, também, possibilita a organização de cursos de formação a serem ofertados aos/as jornalistas. A Cota de Solidariedade fortalece a entidade, com o desconto correspondente a 03 (três) dias de salário, sendo meio dia a cada dois meses, a serem repassados ao Sindjors pelas empresas.

 

Agendamento prévio

A data de abertura do período de oposição à Cota de Solidariedade, destinada aos trabalhadores que desejam se opor à contribuição, ocorrerá entre os dias  e 10 de junho. Ao profissional que não possa fazê-lo pessoalmente, por motivo de doença ou incompatibilidade de horários, e para aqueles que atuam no interior do Estado, é preciso manifestar esse interesse individualmente, por escrito, e encaminhar por meio de carta registrada no Correio (AR), dentro do prazo estabelecido (será considerada a data da postagem). Na correspondência devem constar nome completo, número da Carteira da Identidade, CPF, empresa e responsável pelo RH. O jornalista que não quiser contribuir com o Sindicato, neste período de pandemia Covid-19 e optar pela oposição presencial, é preciso agendar previamente a sua ida à sede da entidade em Porto Alegre, localizada na Rua dos Andradas, nº 1270, 13º andar, no e-mail secretaria@jornalistasrs.org. O plantão para receber os profissionais será nos dias 02, 04, 08 e 10 de junho de 2020, no horário das 12h às 16h. O Sindjors recomenda o uso da máscara, levar sua própria caneta e utilizar álcool gel que estará disponibilizado na recepção. Só poderão entrar três jornalistas no ambiente. Por isto, a importância de solicitar a reserva do horário por e-mail.

 

Fonte: Imprensa Sindjors