O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza no próximo dia 23 (segunda-feira), às 19h, uma plenária estadual, na sede do Sindicato dos Jornalistas do RS (Rua dos Andradas, 1270 – 13º andar), no centro de Porto Alegre.

 

O objetivo é analisar as teses inscritas e eleger os delegados do RS para a 23ª Plenária Nacional, que vai ocorrer nos próximos dias 27, 28 e 29 de março, em São Paulo.

 

O encontro marcará a renovação da gestão da entidade, com a eleição da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, para um novo mandato de 2 anos.

 

A Plenária Nacional também aprovará um novo Plano de Ação para a entidade no próximo período, além de fazer um balanço das atividades desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos. A programação do evento ainda inclui debates de conjuntura sobre a luta por políticas democráticas de comunicação e o enfrentamento das violações à liberdade de expressão no país.

 

Uma história de luta pela democratização da comunicação

Criado em Porto Alegre nos anos de 1980, inicialmente como um movimento pela democratização da comunicação, o FNDC foi logo reconhecido como Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação (FNPDC), “num esforço permanente de mobilização e ação na busca de políticas que democratizassem de fato a área”, como consta do site FNDC.org.br. E, em 1991, se constituiu na associação civil FNDC, para, posteriormente em 1995, existir como entidade, efetivamente.

 

Em 2020, o FNDC está organizado com 20 Comitês Estaduais ou Regionais, não desviando de seus objetivos iniciais, defendendo a democracia no Brasil e a democratização dos meios de comunicação, principalmente neste momento político vivenciado pela população, onde as notícias falsas, as chamadas fake news, são distribuídas como verdadeiras em muitos casos.

 

No Estado, cerca de 30 entidades, entre sindicatos e associações de trabalhadores e movimentos sociais, estão filiados ao FNDC, porém nem todos se encontram em dia com as suas contribuições.

 

Em reunião do Comitê Gaúcho do FNDC, ocorrida na última segunda (2), a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Vera Daisy Barcellos Costa, o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, a jornalista e editora do jornal Brasil de Fato, Katia Marko, e a jornalista e diretora do Sindicato, Neusa Ribeiro, salientaram a importância da filiação de novas entidades e da regularização das contribuições em atraso.

 

Como participar

As Entidades Nacionais e Regionais filiadas deverão estar em dia com suas obrigações financeiras para ter direito a voz e voto nas Plenárias Regionais e na 23ª Plenária Nacional.

Para tanto, a Secretaria do FNDC poderá negociar a revisão dos valores em atraso como forma de facilitar a regularização. As entidades devem efetuar sua regularização.

 

Basta acessar diretamente a sua conta de filiado (sistema.fndc.org.br) ou entrando em contato com o FNDC por email (secretaria@fndc.org.br) ou pelo telefone (61) 98121-1480 (falar com Pedro Vilela, secretário-executivo). As dívidas estão sendo negociadas com descontos de até 70%, dependendo do valor e estrutura da organização.

 

Clique aqui para saber mais sobre a Plenária Nacional do FNDC

 

InfoSindicais

Também participaram da reunião do Comitê Gaúcho do FNDC o comunicador e ativista da Rede Soberania, Luiz Müller, e o diretor do Sindicato dos Advogados, Oscar Plentz. Ele divulgaram o portal InfoSindicais, com foco nas principais notícias e informações de interesse dos trabalhadores e das trabalhadoras.

 

Acesse http://infosindicais.com.br/

 

Fonte: Neusa Ribeiro – Comitê Gaúcho do FNDC