O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizará Plenária Estadual no próximo dia 18 de junho, terça-feira, às 19h30min, no formato on-line. O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) é uma das entidades representativas que faz parte do FNDC. O objetivo é abrir espaço para o debate das teses e escolher as e os delegadas(os) do Rio Grande do Sul para a 25ª Plenária Nacional do FNDC, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024, em formato presencial, com transmissão on-line, na cidade de São Paulo. O local específico para a realização do evento será definido nos próximos dias.

 

Devido à situação atual de calamidade pública no Rio Grande do Sul, em consequência das enchentes, a executiva nacional do FNDC decidiu, através da sua diretoria financeira, anistiar todas as entidades gaúchas filiadas da regularização financeira para poderem participar. No encontro nacional haverá debates sobre os temas: Democratização da comunicação: a disputa por políticas públicas digitais em um governo democrático; Jornalismo e comunicação comunitária independente como instrumentos para o fortalecimento da democracia; Os desafios para a efetivação do sistema público de comunicação no Brasil e participação social; O combate à desinformação e regulação de plataformas digitais à luz da garantia da liberdade de expressão; As implicações da inteligência artificial na comunicação e na democracia. Na ocasião, também será aprovada a Plataforma para as eleições municipais de 2024.

 

“É muito importante a participação de nossa delegação gaúcha principalmente nesse momento dramático que estamos vivenciando aqui no Rio Grande do Sul. Precisamos levar para a discussão nacional as nossas experiências vivenciadas na cobertura dessa tragédia climática e saber caminhos para poder cobrar, em um ano eleitoral, dos verdadeiros responsáveis. A população precisa dessas informações para tomar a decisão correta no momento que estiver depositando o seu próximo voto”, afirma Katia Marko, representante do SindJoRS no FNDC RS e editora do Brasil de Fato RS. Conforme os critérios do FNDC, cada comitê regional terá direito a 1 delegado ou delegada para cada 5 entidades regionais associadas presentes na Plenária Estadual.

 

Acesse aqui a convocatória e o regulamento da 25ª Plenária Nacional

 

Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS com FNDC