Maria Aparecida de Oliveira Silva, mais conhecida como Nina de Oliveira, faleceu na madrugada de hoje (23), em Porto Alegre, deixando as amigas e os amigos que conviveram com essa mulher batalhadora um vazio no peito. Parceira para todos os momentos, nas alegrias e nas tristezas, a jornalista sindicalizada deixa o marido, representante do Conselho de Ética do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), José Antônio da Silva, e dois filhos, Ramiro e Gabriel. Tinha como entretenimento, e em muitas ocasiões da sua vida, projetar roupas e acessórios lindos que desfilava para apresentar aos seus seletos compradores. Quem adquiria um de seus produtos, feitos com dedicação, levava um pouco de amor para casa.

 

Segundo informações de Ademir Wiederkehr, colega da época em que ela era diagramadora do SindBancários e ele era diretor de Comunicação da entidade, “Nina estava aposentada, tendo sido funcionária do Banespa, em São Paulo, e diagramadora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, onde trabalhamos juntos por muitos anos. Sempre profissional, qualificada, competente, atenciosa, companheira e comprometida com a luta da classe trabalhadora e pela democracia. Manifesto os meus profundos sentimentos de pesar e solidariedade aos seus familiares, amigos, amigas e colegas jornalistas. Descanse em paz, Nina!”, finalizou Ademir. Muitas pessoas demonstraram, nas redes sociais, seus sentimentos com o inesperado e trágico ocorrido, mas pontuando a intenção de que Nina encontre a luz, a paz e que seus familiares tenham o consolo necessário nesse momento de dor. Télia Negrão ponderou: “Nossa amada Nina se foi. Mas deixou sua marca e tudo me lembra dela. Vamos sentir sua falta. Eu vou!!!”.

 

Márcia Fernanda Peçanha Martins escreveu: “Um abraço carinhoso ao José Antônio Silva, filhos, Telia Negrao, Milton Simas Junior e Rosane Tremea pela passagem da Nina De Oliveira”. “Minha amiga Nina De Oliveira partiu hoje para a morada do Pai. Sei que ela foi recebida com muito amor nesta nova trajetória, mas a dor é imensa. Ela me fazia rir, do nada, e nossos encontros eram recheados de gargalhadas e boas lembranças do tempo que trabalhávamos no Sindicato dos Bancários. Amada minha, segue teu novo caminho, que com certeza está iluminado com luzinhas brilhantes, gliter, purpurina e tudo o mais para te reverenciar. Um dia estaremos juntas novamente, para trocarmos receitas de crochês. Minha amiga, estará sempre em meu coração. Vá em paz”, foi a homenagem prestada por Beatriz Araujo nas redes sociais.

 

O velório será realizado nesta segunda-feira (24), das 6h às 11h, na Capela 5, do Cemitério da Santa Casa, na capital gaúcha. O SindJoRS manifesta sua solidariedade às colegas, aos colegas, à família e às e aos diversas(os) amigas(os) que a jornalista Nina deixou com sua marca inconfundível, em sua trajetória, de solidariedade e de luta pela nossa democracia. Descanse em paz e que tenhas muita luz em sua passagem. Nina presente! Força companheiro de diretoria, Zé Antônio! 💜

 

Texto e arte: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS