Voltadas a jornalistas, as atividades integram os preparativos para a COP26

 

A Agência Bori, com o apoio da Embaixada Britânica, realizará dois webinários, nos dias 7 e 13 de outubro, voltados a preparar jornalistas para a realização de coberturas sobre a 26a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP26. O objetivo dos webinários é aproximar os jornalistas dos temas que repercutirão a partir do evento.

 

O primeiro encontro, a ser realizado em 7 de outubro, discutirá os impactos das mudanças climáticas no Brasil. As inscrições podem ser realizadas através deste formulário. Já o segundo webinário, que ocorrerá no dia 13 de outubro, aprofundará as especificidades e os desafios que envolvem a COP26. Para participar, basta preencher este formulário. Os participantes dos webinários terão a oportunidade de conversar com especialistas sobre mudanças climáticas e receberão material de apoio preparado especialmente para o evento.

 

As inscrições são abertas a todos os jornalistas brasileiros e podem ser realizadas até o dia 4 de outubro. O único pré-requisito para a participação é ter cadastro na comunidade de jornalistas da Agência Bori, que pode ser realizado gratuitamente neste link.

 

Programação

Entre os tópicos em debate nos webinários, estão os efeitos das mudanças climáticas nos biomas brasileiros e as estratégias de prevenção a riscos relacionados ao aquecimento do planeta.

 

No primeiro encontro, os participantes discutirão os impactos das mudanças climáticas no Brasil com os convidados Liana Anderson e Marcelo Galdos. Anderson é pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e estuda os impactos socioambientais da degradação florestal. A cientista também integra o corpo docente da pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e se debruça sobre a predição de eventos relacionados a queimadas e incêndios na Amazônia. Galdos, pesquisador brasileiro que atua na Universidade de Leeds (Reino Unido), investiga estratégias de mitigação e adaptação da agricultura e de resiliência dos ecossistemas diante das projeções de modelos climáticos. Em 2020, o cientista foi selecionado como Líder Emergente no Reino Unido pela organização do Oxford Farming Conference, um importante evento do agronegócio britânico. Também é membro da Sociedade Britânica de Ciência do Solo.

 

O segundo encontro discutirá o olhar da ciência sobre a COP26 com os convidados Albert Klein Tank e Helen Adams. Klein Tank é diretor do Met Office Hadley Centre para Estudos e Serviços Climáticos, instituição de referência na pesquisa sobre mudanças climáticas sediada no Reino Unido. O cientista trabalha com pesquisa em bases de dados para entender diferentes cenários de futuras tendências climáticas. Adams é professora na área de redução de riscos e adaptação às mudanças climáticas na King’s College, em Londres, e Diretora de Engajamento da COP26. Haverá tradução simultânea.

 

Sobre a COP26

A COP26 ocorre em Glasgow (Escócia), de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021. O principal desafio desta Conferência é firmar a meta de uma ambiciosa redução de emissões até 2030 para evitar o aquecimento do planeta acima dos 1,5 ºC. Para isto, as delegações terão que trabalhar em conjunto para refinar as diretrizes estabelecidas pelo Acordo de Paris, firmado na COP21, em 2015.

 

O quê? Webinários Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil e COP26 e a ciência

Quando? 7 de outubro (quinta-feira), das 9h30min às 10h30min; e 13 de outubro (quarta-feira), das 9 às 10 horas

Onde? Encontro síncrono no Zoom – link a ser disponibilizado posteriormente aos inscritos

Para quem? Jornalistas interessados na cobertura de ambiente e clima. Para participar, basta ter cadastro na Agência Bori – que pode ser realizado a partir deste link  – e se inscrever até 4 de outubro através dos respectivos formulários – aqui, inscrições para webinário do dia 7; aqui, inscrições para webinário do dia 13.