O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors assinou contrato com a empresa Eleja Online, responsável por disponibilizar um sistema customizado, seguro e certificado para realizar as próximas eleições da entidade, que serão, mais uma vez, inteiramente de forma eletrônica e on-line. O software a ser usado precisa inibir qualquer espécie de fraude e ser auditável para fiscalizações futuras. A Eleja Online é a mesma empresa responsável pelo pleito de 2019. As eleições para a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Comissão de Ética do Sindjors estão marcadas para os dias 26, 27 e 28 de julho de 2022, quando os jornalistas gaúchos escolherão a nominata que administrará a entidade durante o triênio 2022/2025.

 

Além da plataforma de votação on-line (Web responsivo) para 800 eleitores e um técnico para suporte via chat ou whatsapp, para o eleitor, que estão no contrato, a Eleja Online ainda vai criar um sistema de atualização de cadastramento, de forma gratuita para o Sindjors, que tem direito a um teste sistêmico também de graça. O contrato tem como objeto atender a realização do pleito, nos dias marcados, com acesso de eleitores aptos de qualquer parte do país ou do exterior. Para tanto, a empresa vai proceder com a atualização cadastral. Mas atenção, para votar, além do cadastro atualizado, é imprescindível que o jornalista esteja em dia com as mensalidades.

 

O trabalho de auditoria, que dá transparência ao processo eleitoral, será feito pela OKSI Gestão e Estratégia Ltda. – também já contratada -, que, dentre outros serviços, oferece garantias ao eleitor de que o voto é secreto e de que seu voto realmente foi computado para o candidato escolhido.

 

A Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj também realizará, nos dias 26, 27 e 28 de julho deste ano, as eleições para a renovação de sua Diretoria, Conselho Fiscal e da Comissão Nacional de Ética. Única federação sindical brasileira a eleger a direção por meio de voto direto da categoria, em todo o país, a Fenaj estreia a votação eletrônica e online em 2022. A Comissão Eleitoral Nacional (CEN), eleita na reunião do Conselho de Representantes, realizada no dia 2 de abril, foi escolhida por unanimidade e é presidida pelo jornalista gaúcho José Carlos Torves.

 

Quem pode votar

 

É eleitor(a) todo(a) jornalista sindicalizado(a) em dia com sua mensalidade sindical. Pelo Regimento Eleitoral, tem-se: Artigo 8º – É eleitor todo associado que estiver no gozo dos direitos sociais conferidos pelo Estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul. Artigo 9º – Para exercer direito ao voto, o associado deverá ter quitado as mensalidades 60 (sessenta) dias antes da eleição e estar efetivo há mais de 6 (seis) meses no quadro social. Parágrafo 1º: O jornalista aposentado deverá estar inscrito como associado no mesmo prazo previsto no caput. Parágrafo 2º: São vedados o desconto nas mensalidades, anistias a dívidas ou campanha de filiação de novos sócios 6 (seis) meses antes da data do pleito eleitoral. Artigo 10º – A relação de todos os associados aptos a exercer sua condição de eleitor deve estar pronta até 50 (cinquenta) dias antes das eleições.

 

Do registro de chapas

 

De acordo com Capítulo III, Seção A, artigo 11º, “a inscrição dos candidatos se dará por meio eletrônico, organizados em chapas, numeradas por ordem de apresentação. Parágrafo único: A inscrição de chapa deve ser precedida em período máximo de 11 (onze) dias a partir de publicação de aviso/edital sobre as eleições, apresentando no ato da inscrição a documentação exigida. Artigo 12º – Não será aceito o registro de chapa com menos de 2/3 (dois terços) dos cargos não preenchidos”.

 

Desta forma, para dar seguimento ao processo eleitoral 2022/2025, o Sindjors, nos próximos dias, publicará o Edital das Eleições, com informações sobre o período eleitoral e de inscrição de chapas, local de inscrição e todas as informações pertinentes.

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Sindjors