Foto: Tânia Meinerz/divulgação
Ato de censura na Câmara da capital gaúcha – NOTA OFICIAL
O Sindjors – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – e a Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas – repudiam, com veemência, a posição do vereador Valter Nagelstein (MDB) de impedir a permanência da exposição de cartuns “Independência em Risco”, que abriu na segunda-feira (02/09), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Um dos trabalhos censurados é do ex-presidente do Sindjors e da Fenaj, Celso Augusto Schröder.
A solicitação do vereador emedebista à presidenta do Legislativo da capital, Mônica Leal (PP), imediatamente acatada por ela, é de clara censura e, por isso, absurda e inaceitável. A postura dos integrantes da mesa diretora do Legislativo municipal de Porto Alegre, que autorizaram a instalação e divulgação da mostra, vem ao encontro da cruzada liderada por Jair Bolsonaro, contra a imprensa e contra os profissionais que fazem humor. É usando lápis, pincéis e tintas, como arma contra o autoritarismo, a intolerância e a violência, que resiste o jornalismo de opinião.
A diretoria do Sindjors repudia toda atitude de censura, repressão ou cerceamento de trabalho de profissionais da imprensa, assim como defende a total liberdade de expressão e de atuação dos nossos colegas.
Diretoria do Sindjors e da FENAJ