O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) lamenta profundamente a partida do companheiro de sua 1ª vice-presidente, Katia Marko, o músico, compositor, artista plástico, educador popular, militante da cultura e amigo Zé Martins.

 

Zé morreu na manhã deste sábado (27), em Novo Hamburgo, aos 64 anos, após sofrer uma parada cardíaca no ateliê onde vinha vivendo e criando nos últimos anos. Ele deixa dois filhos, Tobias Martins Filho e Gabrielle Martins.

 

Fundador do Grupo Unamérica e integrante do Comitê Gestor do Ponto de Cultura Cantalomba, na Lomba Grande, Zé fez da arte um caminho de educação, solidariedade e integração entre os povos latino-americanos.

 

Zé Martins abrilhantou com sua arte diversas iniciativas do SindJoRS, entre elas a comemoração dos 80 anos e, recentemente, a programação da Conferência Internacional Antifascista e a etapa de Porto Alegre da Caravana do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

 

Neste momento de consternação, nosso abraço e solidariedade à família e amigos, em especial a companheira Katia Marko, colegas do jornal Brasil de Fato e músicos do Unamérica.

 

O velório será a partir das 22h deste sábado, 27 (hoje), e a cerimônia de despedida às 11h de domingo, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66, Centro de São Leopoldo).

 

Texto: Letícia Castro / Diretoria SindJoRS

 

Leia também:
Perdemos Zé Martins, músico e arte-educador militante da cultura popular latino-americana