Nos últimos dias 16 e 17 de dezembro, jornalistas sindicalizados ou não ao Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS escolheram seus representantes nas redações e nas delegacias regionais. O SindJoRS parabeniza as e os colegas eleitos e convida para o encontro, que acontecerá no próximo dia 23 de dezembro de 2025, terça-feira, nos horários das 10h e das 14h, em reunião de Diretoria Executiva Ampliada, no formato virtual, onde entre outros pontos de pauta será realizada a posse de delegadas e delegados eleitos.
A eleição para delegadas e delegados acontece, anualmente, após assinada a Convenção Coletiva de Trabalho. Com mandato de um ano, a delegada ou delegado sindical é o profissional que aproxima o Sindicato dos colegas de redação ou do município, relatando problemas e reivindicações. É essa representação que vai intermediar a relação de jornalistas com o SindJoRS, para que as questões sejam avaliadas e encontradas soluções, desde problemas de relacionamento com gestores a descumprimentos de acordos coletivos ou das leis trabalhistas em vigor. E em razão de exposição da ou do jornalista, na execução destas tarefas, uma forma de preservar seu emprego é dando-lhe estabilidade. Diz a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º – “É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: […] VIII — é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
As Delegacias Regionais atuam como subsedes do Sindicato e se enquadram nas prescrições normativas do Estatuto e Regimento interno das delegacias. O delegado regional possui mandato de três anos, mesmo período da gestão do SindJoRS, como também estabilidade pelo mesmo período. É de extrema importância que problemas de jornalistas, no interior do Estado, cheguem até a entidade que, em razão do orçamento enxuto, não tem condições de visitar todas as redações. As delegacias de Pelotas e do Rio Grande serão administradas, respectivamente, pelos colegas jornalistas Niara de Oliveira e André Zenobini, ambos representantes da Gestão 2025/2028, já que não tivemos inscritos para participar do pleito.
A ampliação da representatividade foi uma grata resposta aos esforços dessa direção de aproximar o Sindicato da categoria. As eleições às Delegacias Regionais tiveram candidatos e candidatas em quatro regionais e que foram eleitos: Rochele Souza Barbosa, candidata à delegada pela Regional Campanha; Yuri dos Santos Weber, candidato a delegado, e Mateus Campos de Azevedo, candidato a secretário pela Regional Centro; Jian Moraes, candidato a delegado pela Regional do Vale do Rio Pardo e Edson Luiz Rosa, candidato a delegado pelo Alto Uruguai (Erechim). Niara de Oliveira, de Pelotas, e André Zenobini, da regional Litoral Sul (Rio Grande), que já fazem parte da diretoria da entidade, ficarão responsáveis por essas regiões até ocorrer novo processo eleitoral com candidatos e candidatas da categoria.
Da mesma forma, nas eleições para as Delegacias Sindicais foram escolhidos candidatos em cinco redações: Jonas Ribeiro de Campos, candidato pela redação do Grupo RBS, de Porto Alegre; Alexandre Leboutte da Fonseca, redação da TVE-RS e FM Cultura, com sede na capital gaúcha; Marco Alexandre Bocardi, pela redação do SBT-RS, também com sede em Porto Alegre; Cristiano Corrêa de Abreu, candidato pela redação do Jornal Correio do Povo (sede na capital) e Alander Aguiar Diaz, pela redação da Record TV, com sede em Porto Alegre.