Ansiedade, estresse, depressão e Burnout foram os temas abordados pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq – Simers) aos colaboradores do Correio do Povo, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira, 13. A palestra Saúde Mental em Pauta aconteceu no auditório do jornal e foi a primeira atividade da parceria entre o Simers e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (SindJoRS), com objetivo de falar sobre a importância dos cuidados com a mente, da prevenção e do combate ao estigma para os profissionais de veículos de comunicação de todo o estado.

 

A palestra faz parte da campanha do NuPsiq – Simers Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo e foi ministrada pela diretora do Simers e integrante do Núcleo de Psiquiatria, Luciana Mesko, que esteve acompanhada do também diretor e membro do grupo de especialistas da entidade, Rogério Cardoso. Ela abordou desde os sintomas dos transtornos mentais mais presentes nos dias de hoje, até informações sobre como agir.

 

“Quando percebemos em nós alguma mudança de comportamento ou no colega, não podemos ignorar que algo está acontecendo. Conversar sobre os sentimentos e ouvir o que o outro tem a dizer é fundamental para acolher e se sentir acolhido. Precisamos falar de saúde mental, de tratamento e, principalmente, lutar contra o preconceito que ainda existe”, destacou Luciana.

 

Qualidade de vida e assédio

Além da palestra com a psiquiatra, a diretora-geral do SindJoRS, Mônica Cabanas, jornalista, escritora e terapeuta ericksoniana, conversou virtualmente com os presentes sobre qualidade de vida e a Convenção 190, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), considerado o primeiro tratado internacional para eliminar a violência e o assédio no mundo corporativo. O tema assédio também foi trazido pela assessora jurídica do Sindicato de Jornalistas, Anna Marimon, representando o Escritório Direito Social. A entidade ainda esteve representada pela presidente, Laura Santos Rocha; a primeira vice-presidente, Carla Seabra; e pelo segundo vice-presidente, Pedro Dreher.