No sábado, 27, a atual gestão do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) realizou seminário para estabelecer as prioridades do próximo período. O encontro foi realizado em formato híbrido, a partir da sala de reuniões do SindBancários de Porto Alegre e Região, permitindo que colegas impossibilitados de participar no presencial, acompanhassem de forma virtual, com toda qualidade técnica. A diretora Eliane Silveira atuou como facilitadora do seminário, sob a coordenação presencial da presidenta Laura Santos Rocha, e com a mediação virtual da primeira secretária Viviane Finkielsztejn.

 

Melhorar as condições de trabalho da categoria no RS foi listada como prioridade número um da direção, que está trabalhando na campanha de negociação salarial. Fazem parte desta prioridade lutar por um reajuste salarial que recupere as perdas do último período, pela unificação do piso salarial para toda categoria (capital e interior) e pela aprovação da PEC do diploma.

 

A saúde e qualidade de vida dos jornalistas também mereceu destaque no seminário, com a diretriz de atuar fortemente por ambientes de trabalho livre de assédio e violência, pela implantação de ações que possam contribuir para a saúde e o combate a doenças. A ampliação e qualificação de canais de diálogo e formulação com a categoria foi outra diretriz apontada. Para isso, a direção decidiu pela criação de núcleos de saúde e qualidade de vida, formação, cultura e lazer, além de fortalecer os coletivos jurídico, de comunicação e de interiorização. Outra aposta da direção para este semestre é o fortalecimento dos núcleos já existentes de Jornalistas Afro-brasileiros, de Gênero e Diversidade, de Ecojornalistas, de Assessoria de Imprensa e de Aposentados.

 

Para a presidenta do Sindicato, Laura Santos Rocha, “os desafios dos movimentos sindicais que existem hoje, principalmente após a reforma trabalhista, são enormes. Mas, ter a participação, a união e a dedicação desta diretoria nas diferentes ações propostas só fortalece a nossa luta coletiva pela manutenção dos direitos já historicamente conquistados e para avançarmos ainda mais nas conquistas de outras importantes cláusulas sociais para as trabalhadoras e os trabalhadores jornalistas. Ganha toda a categoria neste importante trabalho colaborativo da gestão 2022/2025. Só assim, com uma diretoria fortalecida, e com a participação das e dos colegas, é que poderemos fazer muito mais!”

 

Texto: Eliane Silveira  | Fotos: Jorge Leão / Diretoria SindJoRS