A fotografia impacta. A fotografia dialoga. E o fotógrafo é o intermediário da mística mensagem fotográfica. Com o pensamento de que a pandemia Covid-19 não tolheu o espírito criativo dos profissionais das lentes, o coordenador do Núcleo de Imagem do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors, Jorge Leão, organizou o evento Fotografia & Outras histórias com estreia marcada para o dia 11 de agosto, quarta-feira, às 18h, via plataforma Stream Yard, com transmissão simultânea e cruzada pelo Facebook e YouTube. O evento integra as festividades do Dia Mundial da Fotografia que ocorre neste mês de agosto.

Fotografia & Outras histórias reunirá três mitos da fotografia brasileira: Roberto Faria (Bahia) que se apresenta no dia 11/8, Dulce Helfer (Rio Grande do Sul) com bate-papo marcado para 19/8 e Elza Lima (Amazonas) com fala de encerramento no dia 24/8.  Para o idealizador desta programação cultural do Sindjors, a identificação local dos três participantes “é por forma, porque o trio tem identidade universal pelos trabalhos até então realizados e que já ganharam o mundo. São fotos com essências múltiplas e sem determinação regional”.

 

Se a arte está na restauração dos dentes, ela, também, está nas fotos de Roberto Faria, graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, com Pós- Graduação em Dentística Restauradora. Ele é Fotógrafo desde 2000. Fundou, em outubro de 2014, a Escola Baiana de Fotografia, na qual é diretor e professor dos cursos de Fotografia para Iniciantes, Desenvolvimento do Olhar e Linguagem Fotográfica das Cores. É diretor, também, da Galeria Baiana de Arte fundada em 2019. Foi professor do Curso de Extensão em Fotografia por dois anos na Faculdade de Comunicação da UFBA. Teve publicações na Revista National Geographic, Caminhos da Terra, Náutica e Mar & Mar, além do Jornal A Tarde e Correio da Bahia. Participou de diversas Bienais e Salões de Fotografia no Brasil e exterior organizados pela Confederação Brasileira de Fotografia e Federação Internacional de Arte Fotográfica. Publicou, em 2011, seu primeiro livro, o “Bahia de Todas as Cores” e, em 2017, o livro “Bahia dos Deuses e das Crenças” que foi viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Em 2021 vai lançar mais dois livros, um sobre os Carrinhos de Café de Salvador e, o outro, sobre os Últimos Saveiros da Bahia que terá a curadoria do Artista Plástico Bel Borba.

 

Sobre o autor do projeto – Para Leão, 21 anos de atividade, “a fotografia é uma cachaça” e tudo começou assistindo o avô Juvenal Leão, responsável pela coordenação de estivadores no Porto de Santos, São Paulo, que aproveitava os domingos para fotografar tudo o que via, principalmente os personagens populares da Baixada Santista.  Integrado à direção do Sindjors, em 2019, Jorge Leão realizou o I Ciclo de Palestras de Fotografia que atraiu um público expressivo nas manhãs de sábado. Evento que agregou os destacados fotógrafos Carlinhos Rodrigues, Rogério Soares e Eneida Serrano.

 

A pandemia Covid 19 forçou o autor do projeto a experimentar um novo formato para ganhar públicos diferenciados que as plataformas midiáticas oferecem. “Na verdade Fotografia & Outras histórias surgiu de uma inquietude que eu tinha de resgatar, através de um bate-papo bem à vontade, o que vem antes e o depois de uma foto quando perguntado ao fotógrafo. Ao observarmos uma imagem, ela é provida de diversas informações, que rendem uma boa história. Este é o grande objetivo, saber o que ninguém até então sabia sobre a imagem e o fotógrafo, ou seja os bastidores”, destaca Leão.

 

Texto: Vera Daisy Barcellos Costa/Presidenta Sindjors