Em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o Salão de Festas do Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre (STIGPOA) recebeu um bom público para um jantar comemorativo, regado a palestras e apresentações musicais.

 

O presidente do sindicato, Francisco Lázaro Peixoto da Silva, agradeceu ao empenho das entidades, destacando a importância da iniciativa que reuniu, pela primeira vez, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SIndJoRS), a ARFOC- RS – Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado e ao Sindicato dos Radialistas do RS e a Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), num único evento para homenagear as trabalhadoras em seu dia.

 

caminhada é longa, mas covardia, preguiça e omissão nunca andaram conosco. Já conquistamos muito, mas temos ainda mais a conquistar. E vamos conseguir. Não tenho dúvidas. Sabem por quê? Porque vencer é coisa de mulher”. Esta foi a síntese da fala da 1ª Vice-presidenta Carla Seabra, ao falar aos presentes no encontro realizado na noite de sexta-feira (17/03). Depois de apresentar dados sobre a violência contra a mulher, Carla reforçou que “temos muita luta pela frente. E se ninguém mais abraçar a nossa causa, não tem problema. Nós lutaremos sozinhas. Porque desistir não faz parte do nosso vocabulário”.

 

O evento, realizado na sede do STIGPOA, em Porto Alegre, contou com duas palestras. Com o tema Feminismo Negro: A Importância de Conhecer Nossa Luta, a assistente social e educadora popular Elisângela Silveira trouxe um importante dado: em termos salariais “a mulher preta aparece em quarto lugar, atrás do homem branco, da mulher branca e do homem negro”. Segundo ela, além desta desigualdade, no mundo do trabalho, o desemprego atinge mais as mulheres pretas que os outros segmentos.

 

O acesso das mulheres à justiça é um debate essencial na sociedade e no meio sindical, explicou a advogada feminista Monalisa Campelo. Em sua explanação, Monalisa destacou que, seja pela falta de conhecimento desses direitos, ou pela ineficácia do Estado e a recriminação ou censura, da sociedade, as mulheres não conseguem buscar seus direitos.

 

No evento, que também contou com a presença da diretora Rosa Pitsch, do SindJors, teve a apresentação do grupo do Espaço de Dança Zathus, que tem sua sede no STIGPOA, e foi embalado ao som do jornalista e músico Paulo Franquilin.

 

O jantar foi servido após as apresentações e palestras e as mulheres presentes receberam mimos pelo mês da mulher.

 

Texto e fotos: Rosa Pitsch / diretoria SindJoRS