O Jornal do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), Versão de Jornalistas, foi lançado oficialmente no evento “Democracia, ditadura, jornalismo, ainda estamos aqui, mas eles também”, que aconteceu no dia 30 de abril, em uma atividade conjunta com a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Ufrgs. Na ocasião, encerramos as comemorações do dia das e dos Jornalistas, que teve sua comemoração oficial em 07 de abril. Nessa edição, contamos um pouco dos principais temas do Versão e disponibilizamos aqui o link para sua leitura: clicando aqui.

 

Abrimos o Versão de Jornalistas com a foto Respira, da fotojornalista Dulce Helfer, que com o jornalista Antônio Oliveira são os profissionais de comunicação homenageados do Jornal. Nesta edição do Versão temos, ainda, temas muito importantes tais como a luta Unificada das Mulheres no 8 de março, bem como no mês das e dos Jornalistas e também buscamos recuperar a memória histórica sobre democracia, ditadura e justiça. Contamos sobre o retorno da Placa de Homenagem a Vladimir Herzog, na Fabico, e sobre a história deste importante jornalista que é o ícone da resistência contra a ditadura militar.

 

Os 50 anos da subida na árvore Tipuana como exemplo de luta e resistência dos ecologistas gaúchos passando pela influência da música brasileira durante a ditadura militar são outros temas abordados no Jornal. O importante depoimento de Carlos Bastos sobre a Campanha da Legalidade e participação de jornalistas nesta ação, que atrasou o golpe de 1964 em três anos, é imperdível. Na Editoria Mundo do Trabalho, temos temas importantes para as e os trabalhadoras(es) da comunicação tais como: Assédio e CIPA, entrevista com Clair Ruppert, vice-diretora da ACTRAV da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Pejotização no Jornalismo e o aumento do Afastamento no Trabalho por Doença Mental.

 

O Plano de Comunicação pela Igualdade Racial, a Revista Tição, bem como a Empresa Brasil de Comunicação EBC fazem parte dos textos deste Versão. Temos também dois cadernos especiais publicados sendo, o primeiro, uma parceria com a Grafar (Grafistas Associados do RS) para publicação do jornal o GRIFO – Jornal de humor e política de responsabilidade da Associação. O segundo, é a publicação do Jornal Lampião Edição Especial – 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog – abril de 2025.

 

Desejamos a todas e todos uma excelente leitura do Versão de Jornalistas!

 

Texto: Mônica Cabañas/Diretoria SindJoRS