O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) informa sobre a sentença proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) em que a instituição determina a reintegração nos quadros efetivos da Prefeitura de Gravataí do servidor público e jornalista do referido município, Dolcimar Luiz da Silva.

 

Dolcimar, que é membro suplente do Conselho Fiscal do SindJoRS, foi demitido, por decisão do prefeito de Gravataí, em janeiro de 2024. O jornalista foi acusado de assédio sexual contra uma colega de trabalho, onde durante o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado para investigar o caso não houve prova alguma da acusação.

 

Inclusive, em depoimento, a suposta vítima negou ter sido assediada sexualmente por Dolcimar Luiz da Silva. Contrariando a decisão do PAD, o prefeito de Gravataí, de forma arbitrária, demitiu o jornalista.

 

Depois de aproximadamente um ano e oito meses desempregado, Dolcimar está na iminência de retomar as suas funções de assessor de imprensa na Prefeitura de Gravataí. O SindJoRS, que durante esse período acompanhou atentamente os desdobramentos desse caso (clique AQUI), manifesta a importância da Justiça e do respeito ao estado democrático de direito e deseja sucesso ao jornalista na retomada de suas funções públicas.

 

Em anexo, publicamos a nota (clique AQUI) escrita por Dolcimar Luiz da Silva e cópia do despacho/decisão do TJRS (clique AQUI).

 

Texto: Mateus Azevedo / Diretoria SindJoRS