A Delegacia dos Jornalistas da Cidade do Rio Grande, representando o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), esteve reunida, nesta quinta-feira, 12, com a direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande. O motivo do encontro foi a abertura de edital para seleção de estagiário em jornalismo no campus.

Durante a reunião com o diretor Carlos Fernandes Júnior e sua equipe, a Delegacia dos Jornalistas, representada por André Zenobini e Andréa Muller, abordou a importância do estágio supervisionado como forma de aprendizado. Segundo a direção do IFRS, o estagiário será contratado com supervisão remota, realizada por jornalistas vinculados à Reitoria do Instituto Federal, sediada em Bento Gonçalves.

Ainda segundo a Reitoria, há uma equipe de comunicação composta por jornalistas e publicitários, responsável pela governança do setor em todas as unidades. Sobre a ausência de um profissional em Rio Grande, a direção explicou que a vaga foi extinta e que o modelo adotado para a função de jornalista é o de terceirização. No entanto, conforme estudo realizado, não há espaço orçamentário disponível para a contratação terceirizada.

O SindJoRS e o IFRS – Campus Rio Grande reafirmaram o compromisso de que o estágio deve ser uma experiência de aprendizado para os estudantes, e não uma forma de obtenção de mão de obra barata. Ambas as partes firmaram o compromisso de manter um diálogo constante e acompanhar o desenvolvimento do processo.