Nos próximos dias 16 e 17 de dezembro de 2025, de forma virtual, acontecerão as eleições para as delegacias regionais e sindicais do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS). Jornalistas profissionais sindicalizados e não sindicalizados estão aptos a votarem nesse pleito. Os links de votação serão encaminhados pelo SindJoRS às regionais e redações que terão candidatos e candidatas. As inscrições encerraram na sexta-feira (12). E o SindJoRS registrou candidaturas em regiões e redações onde, atualmente, não funcionam delegacias bem como manteve representações na maior parte dos locais onde já existe esse elo entre o Sindicato e a categoria para poder trazer com mais agilidade problemas existentes e que necessitam de acompanhamento. É importante ter em mãos o número do registro profissional para poder participar. Quem tiver interesse pode solicitar o link via e-mail para secretaria@jornalistas-rs.org.br.

 

Representação das Delegacias Regionais

As eleições às Delegacias Regionais terão candidatos e candidatas em quatro regionais: Rochele Souza Barbosa, candidata à delegada pela Regional Campanha; Yuri dos Santos Weber, candidato a delegado, e Mateus Campos de Azevedo, candidato a secretário pela Regional Centro; Jian Moraes, candidato a delegado pela Regional do Vale do Rio Pardo e Edson Luiz Rosa, candidato a delegado pelo Alto Uruguai (Erechim). Niara de Oliveira, de Pelotas, e André Zenobini, da regional Litoral Sul (Rio Grande), que já fazem parte da diretoria da entidade, ficarão responsáveis por essas regiões até ocorrer novo processo eleitoral com candidatos e candidatas da categoria.

 

Quem concorrerá pelas Delegacias Sindicais

Da mesma forma, as eleições paras as Delegacias Sindicais terão candidatos em cinco redações: Jonas Ribeiro de Campos, candidato pela redação do Grupo RBS, de Porto Alegre; Alexandre Leboutte da Fonseca, redação da TVE-RS e FM Cultura, com sede na capital gaúcha; Marco Alexandre Bocardi, pela redação do SBT-RS, também com sede em Porto Alegre; Cristiano Corrêa de Abreu, candidato pela redação do Jornal Correio do Povo (sede na capital) e Alander Aguiar Diaz, pela redação da Record TV, com sede em Porto Alegre.

 

“Estamos cada vez mais aumentando a nossa representatividade e isso é muito importante. Apenas com união e participação da categoria é que poderemos ter acesso aos inúmeros problemas que jornalistas enfrentam no trabalho diário e, de forma conjunta, encaminhar soluções que beneficiam todas e todos. Esse é o nosso maior desafio: fazer colegas entenderem que podemos fazer a diferença de forma organizada”, comentou a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha.

 

Para dirimir qualquer dúvida, eleitores/eleitoras e candidatos/candidatas podem entrar em contato pelo WhatsApp do Sindicato: (51) 3228.8146.

 

Texto: Mateus Azevedo / Diretoria SindJoRS