Na última quarta-feira (04), o Sindicato de Jornalistas Profissionais do RS (SindJoRS), em conjunto com o Sindicato dos Radialistas do RS, formalizou um pedido ao Governo do Estado para a permanência de Demétrio de Freitas Xavier no Quadro Especial da Secretaria de Comunicação (Secom), atuando na TVE e na FM Cultura.
O documento, assinado pelas entidades, solicita a reconsideração da decisão administrativa 21/0811-0000719-9, que negou a prorrogação da cedência do apresentador aos departamentos de Radiodifusão e Audiovisual da Secom. A decisão determina o retorno de Xavier às suas funções originais, como servidor no Tribunal de Justiça do Estado.
Os sindicatos destacam, no pedido, a relevância de Demétrio Xavier para a grade de programação da TVE e da FM Cultura e, por consequência, para a divulgação da cultura, em nosso Estado. Ele é o idealizador e atual produtor do programa Cantos do Sul da Terra, um espaço dedicado à valorização das culturas e identidades do Sul da América Latina, promovendo literatura e música em português e espanhol.
Criado em 2011, o programa foi exibido até 2018. Entre 2020 e 2022, Xavier manteve a produção como voluntário em formato semanal. Posteriormente, o projeto voltou a ser transmitido ao vivo, diariamente, além de ganhar uma versão televisiva semanal e gravada.
Natural de Porto Alegre, nascido em 1966, Demétrio Xavier é formado em Ciências Sociais pela UFRGS e possui quase 40 anos de dedicação à pesquisa e difusão da música popular de matriz crioula do Prata, com especial enfoque na obra de Atahualpa Yupanqui.
Os sindicatos enfatizam, no documento, a necessidade de que a reversão da decisão e o encaminhamento do pedido de prorrogação sejam avaliados em um curto espaço de tempo, destacando que o prazo é pequeno, devido ao recesso do Poder Judiciário, que inicia no dia 20 de dezembro.
Sindicato de Jornalistas Profissionais do RS (SindJoRS)
Sindicato dos Radialistas do RS